Arquivo Público resgata obra de historiador uberabense Antônio Borges Sampaio

“Uberaba: história, fatos e homens” publicado por Antônio Borges Sampaio, em 1971, foi transformada em E-Book

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Superintendência do Arquivo Público lançou a edição digital e-book de mais uma obra rara pertencente ao acervo do Município. A versão online do livro “Uberaba: história, fatos e homens” é uma homenagem ao historiador Antônio Borges Sampaio, autor da publicação impressa, pela Academia de Letras do Triângulo Mineiro.

Marta Zednik, superintendente do AP, afirma que Antônio Borges foi o primeiro historiador de Uberaba. Nascido em 1827, na província de Beira Alta, em Portugal, emigrou para o Brasil 20 anos depois, fixando residência na cidade do interior de Minas Gerais. Ele realizou diversas pesquisas históricas referentes à Uberaba e que em sua maioria estão contidas neste livro.

“A obra retrata aspectos do Município de grande relevância histórica, como a geografia, nomenclatura das ruas, instrução pública, política, meteorologia, arquitetura de prédios públicos e a biografia de cidadãos que, de alguma forma, contribuíram com o crescimento da nossa cidade”, justifica.

Zednik ressalta ainda, que o processo de digitalização do acervo do Arquivo Público já resultou na publicação de 23 e-books até o momento. “Nós estamos preparando outros lançamentos com conteúdos raros e de grande relevância histórica para o Município. Isso facilita o acesso do público à pesquisa, à informação e ajuda a preservar o material, que deixa de ser manuseado, para ser visto pela internet, de qualquer lugar do mundo”, conclui.

O acesso ao e- book “Uberaba: história, fatos e homens” e às demais publicações digitais pode ser feito pelo site da Prefeitura de Uberabahttp://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,42628, ou pelo blog do Arquivo Público http://arquivopublicouberaba.blogspot.com/.

Foto: Reprodução

 

 

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.

Obrigado, Caros Leitores!

Nós da família do Luiz Renato Rodrigues da Cunha vimos através deste canal “Em Todas” agradecer a todos que procuravam diariamente se informar e compartilhar as matérias divulgadas pelo nosso saudoso colunista.

Agradecemos também o carinho demonstrado sempre ao nosso blogueiro imortal.

Foram anos de fidelidade, respeito e interatividade!

Sabemos que ele exerceu com brilhantismo sua capacidade de informar com transparência e imparcialidade, transmitindo alegria e entretenimento a seus leitores.

Chegou a hora de dar um até breve e jamais um adeus, pois acreditamos que um dia estaremos novamente com nosso ente querido.