« Postagens Antigas
Escolha uma Página

Foi ao ar nesta quinta-feira (8) no programa global “Conversa com Bial” a entrevista com as divas Jane di Castro, Rogéria e a atriz Leandra Leal. A presença da atriz no programa de Pedro Bial não é por acaso. Leandra dirigiu as duas no documentário “Divinas Divas” que estreia dia 22 de junho em todo país. A produção se divide entre uma nova versão do show que elas fizeram há 50 anos nos palcos e depoimentos emocionantes e divertidos das artistas. O longa reuniu oito performers transgêneros dos primórdios da noite carioca.

Leandra conta que cresceu ao lado de artistas que, à época, enfrentaram preconceito e até as leis para ser o que eram.  A atriz disse como esse meio a levou a fazer o filme, “Divinas Divas”, que acumulou no currículo o prêmio de vencedor de categoria de melhor filme pela votação popular no Festival South by Southwest (SXSW), nos Estados Unidos, e dois prêmios no Festival do Rio 2016, um deles como o melhor documentário pelo voto popular e outro pelo Prêmio Felix, voltado a produções com temáticas relativas à diversidade de gênero.

“Eu estava em busca de algum projeto para dirigir. Quando as vi todas juntas, no espetáculo “Divinas Divas”, entendi que essa história falava sobre mim”, revela Leandra ao falar sobre a primeira geração de artistas travestis no Brasil, retratava neste trabalho. Nele estão Rogéria, Valéria, Jane di Castro, Camille K, Fujica de Holliday, Eloina, Marquesa e Brigitte de Búzios.

No programa, Leandra ao lado de Rogéria e Jane também lembram aqueles tempos, em que “elas não podiam andar na rua”, comenta a diretora. “O Filme fala sobre a liberdade de você viver de acordo com o que você deseja, de você viver de acordo com sua potência”, completa.

Como aprendizado de todo esse convívio e dessa obra, Leandra Leal traz uma grande inspiração. “Espero envelhecer como elas, envelhecer em cena e ver o tempo passar em sua pele, envelhecer com dignidade”, finaliza.

  • O programa de “conversa com Bial” foi gravado na quarta-feira 19 de maio em São Paulo.

 

You have Successfully Subscribed!

Share This