Educação no Trânsito realiza ações de conscientização de pedestres e vagas especiais

 

Desde o começo da semana, a Secretaria Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transporte (Sedest), por meio da Seção de Educação no Trânsito, têm realizado ações de conscientização sobre uso da faixa de pedestres e sinalização de vagas especiais em estabelecimentos comerciais. As ações continuam na próxima semana, e nesta sexta-feira (06), as equipes da Seção estiveram no Mercado Municipal, Hospital Dr. Hélio Angotti e Hospital Escola, orientando pedestres e motoristas.

O chefe da Seção de Educação no Trânsito, Hélio Reis dos Santos, ressalta que a ação contínua tem se mostrado efetiva aos poucos. “A gente acabou de fechar a Semana Nacional de Trânsito e não podemos parar. O pedestre é o mais fraco na questão do trânsito. Então deixa o pedestre atravessar na faixa. Ele tem que atravessar toda a extensão da faixa, depois o motorista pode seguir viagem”, explica Hélio.

O pedestre também é passível de multa caso não respeite o trânsito. O Artigo 254 coloca que atos como andar no meio da rua ou atravessar fora da faixa de segurança, passarela ou qualquer outra passagem destinada para quem anda a pé pode ser multado no valor de R$44,19. Nas ações da Sedest, uma “multa moral” está sendo distribuída para conscientizar a população. “Muita gente não sabe, mas existem leis para o pedestre sim. Não é só reclamar de motorista. Então estamos realizando essas ações educativas com a multa moral e a ‘multa de parabéns’, para que elas saibam o que estão fazendo de certo ou errado”, destaca Hélio.

Outro trabalho que acontece alternadamente é a fiscalização das vagas de estacionamento privado, em estabelecimentos comerciais, vagas de idosos e vaga para deficientes. “Nós percebemos que têm muitas pessoas parando nessas vagas sem o cartão. Não basta ser idoso ou deficiente, ou mesmo ter o cartão e deixar no porta-luvas. Tem que deixar no painel do carro, para o fiscal ver”, pontua o chefe de Educação no Trânsito.

A maneira como as vagas são pintadas também são observadas. Empresários de Uberaba que oferecem estacionamento particular para seus clientes podem procurar a Secretaria Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transporte (SEDEST) para tirar dúvidas sobre marcações de vagas. O serviço é gratuito, basta entrar em contato por meio do e-mail sedest@uberabadigital.com.br.

 

 

 

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.

Obrigado, Caros Leitores!

Nós da família do Luiz Renato Rodrigues da Cunha vimos através deste canal “Em Todas” agradecer a todos que procuravam diariamente se informar e compartilhar as matérias divulgadas pelo nosso saudoso colunista.

Agradecemos também o carinho demonstrado sempre ao nosso blogueiro imortal.

Foram anos de fidelidade, respeito e interatividade!

Sabemos que ele exerceu com brilhantismo sua capacidade de informar com transparência e imparcialidade, transmitindo alegria e entretenimento a seus leitores.

Chegou a hora de dar um até breve e jamais um adeus, pois acreditamos que um dia estaremos novamente com nosso ente querido.