Greve dos caminhoneiros põe serviços públicos sob alerta em Uberaba

A greve dos caminhoneiros deflagrada no País para pressionar a revisão dos reajustes sobre o óleo diesel, já dá sinais de afetação na rotina da população, bem como nos serviços públicos brasileiros. Em Uberaba, município cortado por importantes rodovias interligando o Triângulo Mineiro à Brasília, São Paulo e Belo Horizonte, está aceso o sinal de alerta.

Previsão de risco.  Ante ao quadro que se desenha, a Chefia de Gabinete da Prefeitura de Uberaba, emitiu esta tarde, mensagem a todas as Secretarias informando o racionamento. O texto assinado pelo chefe de Gabinete, Fernando Hueb, informa que a partir desta quarta-feira (23) “somente serão abastecidos os veículos de emergência (ambulâncias e SAMU) e veículos da guarda municipal”.

A medida considera o premente desabastecimento de combustível na Central de Abastecimento do Município, que atende ao Executivo e aos órgãos que aderiram à Ata de Registro de Preço para Fornecimento de Combustível. Conforme explica a mensagem, a empresa que abastece o “Posto da Prefeitura” encontra-se sob a manifestação e bloqueio dos manifestantes, o que inviabiliza o seu transporte até o destino. Casos excepcionais – traz a nota – o abastecimento será autorizado somente pelo Prefeito.

Administração. A Secretaria de Administração aguardava a entrega do combustível dentro do prazo normal, mas devido à greve dos caminhoneiros, a entrega não se concretizou. Por segurança, está sendo mantida reserva no posto de combustível da Prefeitura, para veículos de emergência, como as ambulâncias.  As Secretarias de Administração e de Serviços Urbanos monitoram a situação.

Transporte coletivo. Empresas concessionárias do transporte coletivo protocolaram hoje no Gabinete do Prefeito documento informando a escassez de combustível, fruto do bloqueio nas rodovias. Ocorre que não estão recebendo carregamento do diesel e foram frustradas as buscas por soluções ou paliativos junto a empresas da região e até de outros Estados, não sendo encontrados fornecedores que garantissem a entrega. Assim, as concessionárias informam que estão fazendo planejamento no sentido de operacionalização com maior contingência.

Medicamentos. Ainda é tranquila a questão da farmácia municipal, segundo o subsecretário municipal de Saúde, Luciano Correia de Paiva.Pela Secretaria de Saúde não há problema em relação ao estoque de medicamentos e insumos.

Ceasa- A situação ainda não afetou sobremaneira a Ceasa.  De acordo com João Carlos Caroni, diretor de Departamento de Abastecimento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio, a paralisação de caminhoneiros não atingiu 5% da demanda de oferta na unidade. Ele explica que produtos comercializados na Ceasa de Uberaba que são de Ribeirão Preto, por exemplo, vieram de outras localidades, por isso não afetou significativamente a comercialização.

Transporte escolar. Os serviços da educação estão garantidos, sem alterações, até a próxima sexta-feira. No que se refere ao transporte escolar, atendido pelas vans contratadas e ônibus da empresa Líder, a cooperativa e a empresa, respectivamente, informam que os veículos estão abastecidos para garantir as rotas até o fim desta semana. Os ônibus amarelos que são da frota da Prefeitura, também apresentam a mesma situação.

Merenda. Quanto à merenda, a situação se repete. A empresa que presta o serviço, a Nutriplus, afirma que os estoques das unidades foram reabastecidos ontem (terça, dia 22), sendo suficientes para garantir os cardápios até sexta-feira. As informações da Educação são da diretora de Planejamento, Gestão e Finanças da Secretaria de Educação, Elis Regina de Oliveira.

Evento. Em decorrência da mobilização dos caminhoneiros e à necessária economia de combustível, a Secretaria Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes cancelou temporariamente o evento ‘Maio Amarelo’.

Foto: Reprodução

 

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.

Obrigado, Caros Leitores!

Nós da família do Luiz Renato Rodrigues da Cunha vimos através deste canal “Em Todas” agradecer a todos que procuravam diariamente se informar e compartilhar as matérias divulgadas pelo nosso saudoso colunista.

Agradecemos também o carinho demonstrado sempre ao nosso blogueiro imortal.

Foram anos de fidelidade, respeito e interatividade!

Sabemos que ele exerceu com brilhantismo sua capacidade de informar com transparência e imparcialidade, transmitindo alegria e entretenimento a seus leitores.

Chegou a hora de dar um até breve e jamais um adeus, pois acreditamos que um dia estaremos novamente com nosso ente querido.