Morre aos 77 anos médico Waldemar Hial – ex secretário da Saúde de Uberaba

Morre nesta manhã (14) o médico e ex-secretário municipal de Saúde, Valdemar Hial, aos 77 anos. Ele estava em São Paulo quando sofreu um infarto fulminante.

Valdemar Hial foi diretor da então Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro (hoje Universidade Federal do Triângulo Mineiro) nas gestões 1989 a 1993 e 1997 a 2001. Foi o gestor responsável pela obra de construção do prédio onde hoje funciona a reitoria e também participou do processo de ampliação no Hospital Escola (hoje Hospital de Clínicas). Em 2011, Hial recebeu o título de professor emérito da universidade.

Valdemar Hial formou-se médico pela FMTM e durante sua carreira atuou na instituição em cargos de direção e como professor titular de Bioquímica. Doutor em Ciências pela UFMG e Pós-Doutor pelo National Institutes of Health, dos Estados Unidos, Hial durante sua trajetória acadêmica atuou como pesquisador, publicou livros sobre bioquímica e participou de diversas publicações científicas. Em sua trajetória profissional, Valdemar Hial, foi presidente da Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba – Funepu de 1990 a 1994, e Secretário de Saúde do Município de Uberaba de 1990 a 1994.

Hial era membro da Academia Mineira de Medicina e teve história política ligada ao PMDB. Ele assumiu a gestão da pasta de Saúde no segundo mandato de Anderson Adauto (2009), tendo sido o primeiro secretário anunciado após a reeleição. Valdemar Hial deixa esposa, Velma, e três filhos, Mônica, Fausto e Deborah.

O velório de Valdemar Hial será realizado a partir das 22h desta segunda-feira, no Auditório Esmeralda da UFTM, instalado no Prédio da Reitoria na Avenida Frei Paulino, nº 30, no Bairro Abadia em Uberaba.

 

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.

Obrigado, Caros Leitores!

Nós da família do Luiz Renato Rodrigues da Cunha vimos através deste canal “Em Todas” agradecer a todos que procuravam diariamente se informar e compartilhar as matérias divulgadas pelo nosso saudoso colunista.

Agradecemos também o carinho demonstrado sempre ao nosso blogueiro imortal.

Foram anos de fidelidade, respeito e interatividade!

Sabemos que ele exerceu com brilhantismo sua capacidade de informar com transparência e imparcialidade, transmitindo alegria e entretenimento a seus leitores.

Chegou a hora de dar um até breve e jamais um adeus, pois acreditamos que um dia estaremos novamente com nosso ente querido.