« Postagens Antigas
Escolha uma Página

Às vésperas do aniversário de 199 anos de Uberaba, em 2 de março, a Prefeitura de Uberaba entrega um presente à comunidade, uma nova escola no Parque São José, para atender exclusivamente à educação infantil, em que há bastante demanda. Em funcionamento desde o dia 18 de fevereiro, quando retornaram as aulas na rede municipal. A Escola Municipal Professora Jane Luce Araújo tem capacidade para atender até 240 crianças em tempo parcial e é a 12ª desde 2013.

Na solenidade de entrega do espaço educacional, o prefeito Paulo Piau lembrou que “enquanto uns jogam pedras outros semeiam flores, como na educação, que com o nome de uma professora que eu conheci, esta eternizando aqui e levando Uberaba a ser a melhor educação de Minas”. Ele ainda falou do esforço de toda a equipe da prefeitura para a construção de praticamente duas escolas por ano.

Nas palavras da secretária de Educação, Silvana Elias a escola leva o nome de uma educadora que inspira a refletir sobre o que se planta e o que se colhe. “Jane está plantada aqui e outras ‘Janes’ nascerão aqui. É uma semente de esperança. Pensem: como eu serei lembrado após a minha partida?”, indaga.

A diretora Sandra Mara da Soares afirma que a comunidade do Parque São José vive um momento singular. “Abrir as portas de uma escola é trazer uma esperança de um futuro melhor. Acreditamos que a escola cidadã é uma escola da comunidade”, comenta.

Rubério Santos, líder do prefeito na Câmara e representando os demais vereadores presentes, ressaltou a importância dessa escola que reforça a educação de qualidade nos primeiros anos de vida, além de citar a valorização dos profissionais da educação na construção de um mundo melhor.

E a mãe da professora Jane Luce, muito emocionada, dona Thermutis da Cunha Araújo, foi homenageada em nome da família. A irmã Jaqueline Cecília Araújo discursou dizendo que a escola levar o nome de Jane é uma forma de mantê-la viva, onde ela gostava de estar.

No evento, houve apresentações de alunos do Pré II “A magia do circo dentro da escola” e a poesia “O medo do menino”, de Elias José, declamada pelo aluno Felipe Nascimento Moreira, vencedor do Concurso de Declamação promovido pelo Departamento de Arte e Cultura da Semed. E também, catira do Grupo Tradição de Minas.

A escola recebeu as bênçãos do Padre José Bezerra, da Paróquia de São Benedito.

Na gestão de Paulo Piau, o número de escolas construídas subiu para 12. No total, são 73 unidades entre escolas de educação infantil, de ensino fundamental e Cemeis, já em funcionamento.

A nova unidade – A Escola Municipal Professora Jane Luce Araújo está localizada no Parque São José e atenderá crianças da educação infantil de 4 e 5 anos, liberando mais vagas de 0 a 3 anos no Cemei Maria de Lourdes Vasques Martins Marino, que fica no mesmo bairro. A unidade contará com seis salas e atenderá até 240 crianças em tempo parcial. O valor da obra foi de quase R$ 1 milhão.

Professora Jane Luce Araújo – Natural de Uberaba (MG), em 03 de abril de 1961; iniciou seus estudos no “Grupo Escolar Brasil”, hoje Escola Estadual Brasil; cursou o magistério em 1978 e, logo após o término do curso, começou sua carreira como professora na Escola Estadual Rotary.

Formou-se em Pedagogia e trabalhou em instituições particulares. Em março de 1993, assumiu o cargo de Analista Governamental, na Secretária Municipal de Ação Social, onde coordenou, até o ano de 1997, os trabalhos com as antigas Creches Comunitárias e as Creches Municipais, hoje Cemeis. Passou também por escolas estaduais e pela Superintendência Regional de Ensino.

Na Secretária Municipal de Educação assumiu o o cargo de Diretora do Departamento de Formação Continuada, onde idealizou e ajudou a construir projetos para a Casa do Educador “Professora Dedê Prais”.

Fotos: Marco Aurélio Cury/PMU

 

 

You have Successfully Subscribed!

Share This