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Atendimento via ligação direta 0800 para demandas da comunidade

 

A Prefeitura de Uberaba, por meio da gestão do prefeito Paulo Piau entrega à comunidade o projeto Cidade Ativa – Uberaba bem Atendida, que tem como essência aprimorar o sistema de atendimento a população e de sua utilização como ferramenta de gestão e governo. O projeto foi apresentado nesta sexta-feira dia 29, pelo prefeito Paulo Piau junto ao chefe de Gabinete Fernando Hueb, o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub) Denis Silva, o secretário de Governo Luiz Humberto Dutra, secretário de Administração Rodrigo Vieira e demais secretários municipais. Vereadores, assessores de bairro e presidentes de associações também estiveram presentes.

O Cidade Ativa foi desenvolvido pela chefia de Gabinete, Secretaria de Governo, Secretaria de Administração e Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub) que criou todas as ferramentas de infraestrutura e software de gestão de demandas. Ele visa ao compartilhamento de informações, interesse e participação dos secretários, investimento e melhorias físicas e a criação de uma sistemática de atendimento qualificado ao cidadão.

As solicitações da comunidade serão recebidas por uma equipe que, em tempo real, transmitirão para as secretarias responsáveis que terão toda equipe empenhada em buscar soluções para cada pedido. Com grande diferencial dos programas antes existentes, eles estarão em contato direto com os munícipes para além de realizar as ações dentro dos prazos e dentro da legalidade, priorizar respostas das citadas demandas.

O prefeito Paulo Piau destaca que na era da informática ativa, modernizar e estar junto a estas ferramentas é essencial para a Prefeitura. “Não dá mais para colocar tudo no papel, portanto a informática vem neste sentido e esse projeto é exatamente o encurtamento entre o pedido do cidadão, a execução e sua resposta. Estamos aperfeiçoando para buscar a eficiência da gestão. Uma boa gestão economia recursos para a gente utilizar onde mais precisa. Agora o cidadão tem uma ferramenta prática e online, em que a demanda vai de forma instantânea para as secretarias, racionalizando processos e melhorando o acolhimento à população. Uberaba com certeza vai crescer com este projeto”. 

Fernando Hueb, chefe de Gabinete, explicou que por meio da Chefia de Gabinete o trabalho será capitaneado com a força de todas as secretarias envolvidas. “Agradecemos a todos os envolvidos por conseguirmos implementar este projeto em tempo recorde, e começar a operacionalizar esta ação tão importante para o governo. Será um sistema eficiente, que está bem estruturado, que criamos uma estrutura com seis atendendo ininterruptamente das 8h às 18h para atender todas as demandas. Além do trabalho em campo por meio dos assessores de bairro, que terão três veículos à disposição do projeto para irem in loco observar e atender solicitações”.

O presidente da Codiub, Denis Silva, pontuou que o Cidade Ativa é um upgrade do 0800. “Com esta ferramenta vamos tratar melhor ainda e dar voz à população, que foi o que o prefeito nos determinou. As secretarias estarão integradas e as respostas serão dadas com prazo à comunidade. O 0800 vai funcionar ativamente e as equipes estarão nos bairros com o tablet, por meio do sistema desenvolvido pela Codiub. Hoje em dia ninguém governa sozinho, e a comunidade será chamada à responsabilidade. Com o Cidade Ativa estaremos presentes e próximos para melhorar a vida da população. Poderemos acompanhar onde está este pedido e a comunidade terá resposta”.  

0800 940 0101. As melhorias apresentadas para esse atendimento são o aumento do número de atendentes para recebimento de chamadas; instalação de quadro de atividades; elaboração de programa para catalogar todos os chamados com desenvolvimento de mailing e feedback pós-atendimento; categorização dos pedidos: vermelho (urgente) — amarelo (médio) — verde (simples) e instalação de telespera. O funcionamento do 0800 940 0101 se dará de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h e pelo e-mail cidadeativa@uberaba.mg.gov.br

SOS Rural. Modernização do formato de acompanhamento de demandas através de tablets. O sistema já envia a demanda para a central e para determinada secretaria, previamente escolhida, sendo possível cadastrar e fotografar a demanda. Com o GPS é possível mapear exatamente o local. O objetivo é ter rapidez no envio de informações e montagem de banco de dados Instalação de quadro de avisos, com a instalação de mapa para monitoramento das equipes de trabalho.

Selo Associação Legal. As entidades serão atendidas pelo setor jurídico da Secretaria de Governo, por meio da Dra. Fabiana Faquim, no período da manhã e Lúcia França, no período da tarde. Após atendimento a cópia da documentação será encaminhada à UNIPAC para análise dos docentes do curso de Direito, bem como eventual atuação junto aos Cartórios competentes e demais órgãos públicos, sob a supervisão do Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica. A Secretaria de Governo mediante apresentação das notas fiscais procederá ao repasse dos custos da regularização das entidades atendidas à UNIPAC. As despesas que serão custeadas pelo Município são as cartoriais, sendo elas: registro, reconhecimento de firma e autenticação. As Instituições também contarão com Assessoria Contábil, por meio do trabalho voluntário de Antônio Flávio Borges da Silva, que por duas vezes na semana estará à disposição para orientar quanto às questões contábeis e fiscais. Após a regularização completa, a entidade receberá o Selo “Instituição Regularizada”, que trata única e exclusivamente da regularidade estatutária da Entidade, não referindo-se em nenhuma hipótese sobre a regularidade fiscal (Federal, Estadual e Municipal). A validade do Selo será conferida de acordo com a situação funcional da Entidade.

SOS Bairros. Modernização do formato de acompanhamento de demandas através de tablets. O sistema já envia a demanda para a central e para determinada secretaria, previamente escolhida. É possível cadastrar e fotografar a demanda. Com o GPS é possível mapear exatamente o local. Rapidez no envio de informações e montagem de banco de dados. Instalação de quadro de avisos. Instalação de mapa para monitoramento das equipes de trabalho.

MKT Ativo. Execução de pesquisas para conhecer sobre efeito de obras; Ligações comemorativas; Convite para festa e eventos no bairro, como lançamento de projetos; Mensuração de resultados.

Fotos: Marco Aurélio Cury

 

 

 

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