« Postagens Antigas
Escolha uma Página

A Codau encerrou nesta sexta-feira (22) a 12ª edição da Semana da Água. O evento, que comemora o Dia Mundial da Água, reuniu mais de 3 mil crianças no Centro de Educação e Tecnologia Ambiental (CETA), unidade da Codau, localizada na Univerdecidade. Alunos das escolas do Sistema Municipal de Ensino, entre municipais, estaduais e particulares, participaram da mobilização.

“A Semana da Água que a Codau realiza é uma oportunidade diferenciada de aprendizagem. Aqui eles têm a chance de aprender de forma lúdica sobre a importância da água e do desenvolvimento sustentável. Eles saem daqui mais conscientes e preparados para nos ajudar a cuidar do planeta, com pequenas ações. Eles são o futuro e por isso a importância de serem os multiplicadores dessas boas práticas”, afirma a professora Roberta Miranda Fonseca, da Escola Municipal Professora Esther Limírio Brigagão, que levou uma turma para o evento.

O prefeito Paulo Piau também esteve prestigiando o evento. Ele aproveitou para anunciar que o Parque das Barrigudas receberá um grande projeto para atrair ainda mais as famílias de Uberaba. “Investiremos no ‘Espaço da Criança’. Vamos ampliar os equipamentos de recreação e oferecer um espaço de diversão e segurança para crianças. Aqui temos muito verde, um espaço bem cuidado com uma energia muito boa. E a Semana da Água enfatiza isso, valorizar a natureza e preservar os nossos recursos naturais, conhecer e transmitir ensinamentos a essa geração para que ela também cuide do futuro do planeta”, conclui ele.

Luiz Guaritá Neto, presidente da Codau, aproveitou para anunciar no encerramento da Semana da Água que a Turma da Clarinha e Codalino, os mascotes da Companhia, agora vão lançar mais uma campanha educativa. Agora será com dicas sobre o lixo. “Vamos trabalhar na linha de ensinar os pequenos como se faz para reduzir, descartar, acondicionar e destinar corretamente o lixo que produzem. Pela experiência de nossos projetos educacionais sabemos que as crianças são excelentes multiplicadores das informações relativas à proteção do meio ambiente”, finalizou ele.

O ponto alto do evento ficou por conta do teatro “SOS. A vida pede Socorro”, baseado na obra do autor uberabense, Tiago de Melo Andrade. O grupo Todo Um de Teatro foi o responsável pela encenação. A garotada também se divertiu com as traquinagens do palhaço do projeto Circolando. Todos os alunos presentes receberam um kit contendo um informativo sobre economia de água e energia, a última edição da cartilha da Turma da Clarinha e do Codalino: Aquafone 10 é hora de economizar!, além de um kit de higiene bucal e um porta lixo para carro.

Na Alameda das Barrigudas, os alunos participantes puderam conhecer práticas sustentáveis com os parceiros do evento, entre eles a Polícia Ambiental, as secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Educação, Trânsito e Transporte, e a Funel, além da Uniube, Cesube, Fazu, Facthus, IFTM, UFTM, Cebrac, Usinas CMAA Vale do Tijuco, Hidrelétrica de Igarapava, Soma Ambiental e Cooperu.

Fotos: Marco Aurélio Cury/PMU

 

 

 

You have Successfully Subscribed!

Share This