Uberaba – Comissão Municipal para reestruturação da assistência em pediatria se reúne

Discussões iniciais buscam identificar gargalos no atendimento para que ações sejam definidas

 Comissão Municipal criada para acompanhar a reestruturação do fluxo assistencial em pediatria no âmbito do Sistema Único de Saúde/SUS de Uberaba se reuniu nesta sexta-feira (09) para discutir sobre os eixos da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) e como eles precisam ser trabalhados na rede pública do município. Participaram da reunião representantes do Hospital da Criança, Hospital de Clínicas da UFTM, Hospital Universitário Mário Palmério, Fundação de Ensino e Pesquisa (Funepu), Secretário de Saúde, Iraci Neto, Diretora de Atenção à Saúde da SMS, Elaine Teles, e Josiane Gontijo, enfermeira auditora da SMS e coordenadora da Comissão.

Os eixos da PNAISC serão a base para estruturar as mudanças na rede. Iraci ressaltou que o objetivo da Comissão é aperfeiçoar o atendimento e alinhar a organização deste serviço com os prestadores. “Se algo está funcionando, beleza. Mas se não está, precisamos identificar o motivo. Depois desse debate, cada unidade vai assumir seu papel e seus compromissos, de identificar o que funciona e o que precisa melhorar”, explica o secretário.

De acordo com Josiane, que conduziu a reunião, com a implantação efetiva dos eixos da PNAISC, Uberaba terá mais força para conseguir mais contratos e verbas para o município, atuando desde a atenção básica até a alta complexidade. “Precisamos trabalhar ações estratégicas para moldar os serviços prestados tudo junto, implementando procedimentos padrão em todos os hospitais e unidades de saúde, para que o fluxo de atendimentos flua melhor, com capacitação ampla da rede, organização de serviços, entre outros”, aponta a coordenadora da Comissão.

Questões como atendimento de crianças com doenças crônicas, deficiências ou em situação de violências e vulnerabilidade também serão trabalhadas na reestruturação da assistência e as diretrizes criadas serão publicadas para acompanhamento das atividades. O próximo passo da Comissão será levantar juntos aos prestadores de serviço quais projetos já em execução estão funcionando adequadamente e quais precisam melhorar.

“O município não pode ficar engessado. Temos diretrizes federais e estaduais, mas podemos construir a nossa, para criar um padrão de atendimento da atenção básica em pediatria de Uberaba que se encaixe com as nossas necessidades, para que a população seja atendida desde o atendimento mais básico até o mais complexo”, destaca Iraci.

Foto: André Santos

 

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.

Obrigado, Caros Leitores!

Nós da família do Luiz Renato Rodrigues da Cunha vimos através deste canal “Em Todas” agradecer a todos que procuravam diariamente se informar e compartilhar as matérias divulgadas pelo nosso saudoso colunista.

Agradecemos também o carinho demonstrado sempre ao nosso blogueiro imortal.

Foram anos de fidelidade, respeito e interatividade!

Sabemos que ele exerceu com brilhantismo sua capacidade de informar com transparência e imparcialidade, transmitindo alegria e entretenimento a seus leitores.

Chegou a hora de dar um até breve e jamais um adeus, pois acreditamos que um dia estaremos novamente com nosso ente querido.