« Postagens Antigas
Escolha uma Página

Diante da forte chuva registrada no final de semana, a Secretaria de Municipal de Defesa Social, por meio da Defesa Civil de Uberaba, alerta a população sobre a continuidade das chuvas nos próximos dias, conforme previsão do tempo.

Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil de Uberaba, Evaldo Faquineli dos Reis,  esta chuva não era esperada. As pessoas – diz – devem ficar alertas. Ele reforça que sempre são realizadas vistorias na cidade inteira, porém, os cidadãos devem se atentar por se tratar de um fenômeno natural.

Ele destaca que as pessoas devem manter documentos e objetos de valores em lugar alto e seguro, dentro de saco plástico; desconectar aparelhos elétricos da corrente elétrica em caso de raios; evitar colocar o lixo na rua fora dos dias e horários corretos, havendo possibilidade de chuvas fortes não retirar o lixo para evitar entupir os bueiros e bocas de lobo, favorecendo os alagamentos; manter os animais de estimação em local seguro; não deixar crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou contaminar-se, contraindo doenças, como hepatite e leptospirose; em caso de chuva forte, quem está de carro deve imediatamente reduzir a velocidade do veículo e evitar locais com perigo de alagamento.

Outra orientação é manter telhados e calhas sempre limpos, bem como ralos, esgotos, galerias, valas. Não deixar entulhos nos quintais ou fazer o descarte irregular desses materiais, principalmente nas ruas.

Em relação às áreas consideradas de risco, o ideal é que os moradores, quando notificados pela Defesa Civil, atendam aos chamados para deixarem suas casas e ao menor sinal de trincas e rachaduras nas paredes da residência informar o órgão. Evaldo Faquineli orienta também que árvores, poste e muros que estejam inclinados próximo de residência  devem ser informados com agilidade para evitar riscos de queda. E, em caso de emergência deve-se ligar nos telefones da Policia Militar, 190, Corpo de Bombeiros, 193, e Defesa Civil, 199.

Foto: Jairo Chagas

 

 

 

You have Successfully Subscribed!

Share This