Uberaba – Escolas municipais preparam atividades interdisciplinares para comemorar o Dia da Independência do Brasil 

Antes do cancelamento do desfile de 7 de setembro, por questões econômicas, as escolas municipais já estavam trabalhando o tema com abordagens sobre o bicentenário da história de Uberaba, datado para 2020. Embora os alunos e professores não estejam preparando para entrar na avenida, as atividades sobre a comemoração continuaram. Cada escola aborda interdisciplinarmente o assunto com os estudantes, desde a educação infantil até o ensino fundamental.

A historiadora e assessora do Departamento de Arte e Cultura da Secretaria Municipal de Educação, Michelly Dias de Barros, conta que as escolas optaram, já que não haverá o desfile, por fazerem abordagens diferenciadas de acordo com os princípios de cidadania e de educação patrimonial, tanto sobre a história da cidade quanto sobre a história do Brasil. Ela lembra também que existem cinco grupos de fanfarras nas unidades e que os gestores têm liberdade para criar contextos para a data.

Na Escola Municipal Boa Vista, a professora de artes Anna Beatriz confeccionou standarts sobre educação patrimonial para o bloco que desfilará na frente da escola.

No Cemei Gervásio Pedro Alves, a diretora Terezilda Portilho, convidará as famílias para uma manhã de atividades, quando será apresentado o desfile da escola do ano de 2017, além de explicações sobre a história de Uberaba. As crianças irão apresentar, num desfile em volta do Cemei, a fanfarra, bandeiras e mapas produzidos por eles.

“Procuramos mobilizar os diretores como responsáveis por essa ação simbólica, relacionando os termos relacionados à data, como momento cívico, desfiles e várias formas de expressão artística.

Foto: Sebastião Santos

 

 

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.

Obrigado, Caros Leitores!

Nós da família do Luiz Renato Rodrigues da Cunha vimos através deste canal “Em Todas” agradecer a todos que procuravam diariamente se informar e compartilhar as matérias divulgadas pelo nosso saudoso colunista.

Agradecemos também o carinho demonstrado sempre ao nosso blogueiro imortal.

Foram anos de fidelidade, respeito e interatividade!

Sabemos que ele exerceu com brilhantismo sua capacidade de informar com transparência e imparcialidade, transmitindo alegria e entretenimento a seus leitores.

Chegou a hora de dar um até breve e jamais um adeus, pois acreditamos que um dia estaremos novamente com nosso ente querido.