Uberaba – Farmácia Solidária atende 18 mil pessoas com mais de 900 mil itens em um ano de funcionamento

O projeto Farmácia Solidária, da Prefeitura de Uberaba, completou 1 ano de trabalho no dia 30 de agosto e tem mostrado resultados positivos e de grande aceitação da população. Segundo dados contabilizados pelo Departamento de Assistência em Farmácia da Secretaria de Saúde, até agosto, a Farmácia Solidária Básica atendeu 14.884 pacientes, com 745.016 itens dispensados. Além disso, foram 168.444 itens recebidos por doação, atendendo 3.675 pacientes. Os números somam, portanto, 18.559 pacientes atendidos e 913.460 itens dispensados.

A iniciativa da Farmácia Solidária foi concretizada pela Secretaria Municipal de Saúde e tem aumentado o acesso a medicamentos de forma expressiva. Reconhecida por oferecer uma grande diversidade de medicamentos, ela recebe doações e repassa gratuitamente para a população. Em junho, segundo o Departamento de Assistência em Farmácia, o Departamento de Assistência Farmacêutica Estadual visitou o local e garantiu que irá incentivar a implantação de farmácias como esta em todo o Estado de Minas Gerais.

A Farmácia Solidária fica localizada na Praça Augusto Lemp, 750, bairro Mercês, próxima ao Hospital Regional. Atende tanto como farmácia básica, com dispensação de medicamentos regulamentados pelo SUS, como de doações. Desde que foi inaugurada em setembro de 2017 tem recebido doações de diversos medicamentos que, por sua vez, são repassados à população sem nenhum custo. A Farmácia Solidária atende das 8h às 18h.

UPAs. Outro atendimento importante é o das farmácias das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) dos bairros São Benedito e Parque do Mirante. Elas começaram a atuar em janeiro deste ano, com 1700 atendimentos no primeiro mês, e atendem apenas as prescrições da própria unidade, que incluem cerca de 60 itens de urgência e emergência.

Até o levantamento de agosto, completando oito meses de trabalho foram 19.283 pessoas atendidas e 492.363 itens de urgência e emergência dispensados, como antimicrobianos sistêmicos e tópicos, analgésicos e antitérmicos, antialérgicos, anti-inflamatórios, sais para reidratação oral, anti-helmínticos, entre outros medicamentos. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira das 18h às 22h, enquanto sábados, domingos e feriados o atendimento é das 07h às 19h.

De acordo com o farmacêutico do Departamento de Assistência em Farmácia, Rodrigo Rodrigues Silva, os resultados mostram que ambos os projetos tiveram grande aceitação do público e dos médicos e continuam a crescer. “Nas UPAs, os pacientes continuam preferindo esperar mais um pouco e já sair da unidade com o medicamento para já iniciar o tratamento. Já na Farmácia Solidária, temos um trabalho cada vez mais organizado para conscientizar as pessoas sobre o perigo de deixar medicamentos vencendo em casa. Ao terminar o tratamento, elas já podem levar medicamentos que sobrarem para a doação”, explica o farmacêutico.

Foto: André Santos

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.

Obrigado, Caros Leitores!

Nós da família do Luiz Renato Rodrigues da Cunha vimos através deste canal “Em Todas” agradecer a todos que procuravam diariamente se informar e compartilhar as matérias divulgadas pelo nosso saudoso colunista.

Agradecemos também o carinho demonstrado sempre ao nosso blogueiro imortal.

Foram anos de fidelidade, respeito e interatividade!

Sabemos que ele exerceu com brilhantismo sua capacidade de informar com transparência e imparcialidade, transmitindo alegria e entretenimento a seus leitores.

Chegou a hora de dar um até breve e jamais um adeus, pois acreditamos que um dia estaremos novamente com nosso ente querido.