« Postagens Antigas
Escolha uma Página

Prefeito Paulo Piau destaca expectativas regionais para o Fórum Criativo de Desenvolvimento Econômico nesta sexta-feira

Expectativa máxima é a avaliação do prefeito de Uberaba Paulo Piau, vice-presidente de agronegócio da Frente Nacional de Prefeitos e Presidente da AMVALE, para o Fórum Criativo de Desenvolvimento Econômico Regional, que acontece nesta sexta-feira (10) das 8h às 14h no Romma Bistrô em parceria com o Sebrae Minas. Com mais de 200 participantes confirmados, entre prefeitos do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba integrantes do G70 e diversas autoridades mineiras, o evento terá a presença do vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, o senador Carlos Viana, deputados federais Franco Cartafina e José Victor, e os deputados estaduais Delegado Heli Andrade e Luiz Humberto, além do diretor superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha

Piau destaca que o evento é um movimento do G70, com 70 municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, e a criação da Agência Regional de Desenvolvimento Econômico, a ser apresentada no evento, é uma ideia antiga. “Passa dos 30 anos que a região pensa em algo semelhante. Espero que seja um evento bastante informativo e que a gente realmente consiga dar um passo inicial para o desenvolvimento da região, dos pequenos, médios aos grandes municípios. Um crescimento harmônico visando a, sobretudo, estabelecer a infraestrutura necessária para a região desenvolver mais”, analisa.

Além de questões essenciais, como por exemplo, a necessidade da chegada do gás para atração de novos investimentos, Piau pondera a preocupação de também atrair investimentos para as cidades pequenas. “Elas têm capacidade para receber novos empreendimentos tanto quanto as maiores. Com este olhar vamos contar com o apoio das universidades, estudando tudo isso. Este Fórum é o início de uma grande caminhada de colocar o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba no mapa do mundo”.

O Fórum Criativo de Desenvolvimento Econômico Regional traz a proposta de conectar pessoas para transformar ideias, o objetivo do Fórum é inspirar prefeitos, secretários, agentes de Desenvolvimento e instituições de Fomento Econômico Regional sobre a importância de se apresentar uma “Estratégia de Organização para o Desenvolvimento Regional do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba” com vistas a integração dos 70 municípios da região, implementando ações de políticas de interesse regional, integrando os setores Público e Privado e Terceiro Setor.

Já a Agência Regional de Desenvolvimento Econômico do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, uma das grandes pautas em evidência no evento, tem como finalidade estabelecer parcerias entre os municípios signatários, visando fomentar o planejamento regional econômico para elaboração de estudos e projetos voltados para infraestrutura e para a atração de investimentos para a nossa região, a partir da ação integrada.

Programação – O cronograma terá início às 8h com credenciamento e café de boas vindas, seguido da abertura oficial às 9 horas. Às 9h30 acontecerá a apresentação oficial da Agência de Desenvolvimento Econômico – G70, com o assessor estratégico de Assuntos Regionais, Glauber Faquineli. Em seguida o palestrante Anderson Cabido, do Sebrae Minas, fala sobre “Governança Compartilhada: O caminho inevitável do Desenvolvimento Econômico”. Cabido é especialista em Desenvolvimento Local pela Organização Internacional do Trabalho.

Ainda no período da manhã, a economista e doutora em Urbanismo Ana Carla Fonseca traz o tema “Cidades Criativas como Pontes Para o Futuro”. O público também terá a palestra “Codiub – Tecnologia como solução e geração de renda para as cidades”. Quem ministra é o presidente da Codiub, Denis Silva.

Após pausa para o brunch, ao meio dia o fórum discutirá sobre o tema “Cidades como Marcas e a Experiência das Pessoas no Espaço Público”. Quem comanda a palestra é Caio Esteves, fundador da Place For Us, primeira empresa brasileira especializada em Place Branding. Já o palestrante André Maciel, co-fundador da Impact Hub Belo Horizonte, fala sobre “Colaboração: a chave para a prosperidade”.

Fotos: Divulgação/Comunicação/PMU

 

You have Successfully Subscribed!

Share This