« Postagens Antigas
Escolha uma Página

O prefeito Paulo Piau entregou à comunidade de São Basílio, no sábado (15), as instalações recém concluídas do Mini Abatedouro de Aves. O empreendimento custou R$400 mil e foi bancado por emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Adelmo Carneiro Leão. A comunidade de São Basílio e centenas de convidados prestigiaram a inauguração do mini abatedouro que, a princípio, terá gestão compartilhada entre a direção da Associação de Produtores e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio – Sagri.  O empreendimento entregue compreende prédio equipado com aparelhos de abate, processamento e estoque, além de dois veículos, poço artesiano e composteiras.

Paulo Piau ressaltou o orgulho de dirigir uma das melhores cidades do Brasil e, que agora, passa também a ser referência no abate de frango caipira na modalidade de cooperativismo. Ele frisou a importância de uma gestão séria e voltada para a agricultura familiar e garantiu que se o PAA – Programa de Alimentação Alimentar continuar tendo o apoio do governo federal, boa parte das aves abatidas em São Basílio estará no cardápio da merenda escolar do Município.

O deputado Adelmo Carneiro, responsável pela destinação dos recursos, apontou a comunidade como principal responsável pelo empreendimento. “Ela é quem apresentou a vocação para o abate de frangos e articulou através dos poderes públicos. Nós encaminhamos os recursos. Agora é necessário criar toda uma logística que, além do abate, inclui distribuição e vendas,” ressaltou o parlamentar que aproveitou para sugerir outros projetos para o meio rural como o de apicultura e queijo artesanal. A Sagri anunciou que o deputado Adelmo encaminhou mais duas emendas para a Pasta que vão contemplar Uberaba com uma moto niveladora e uma retroescavadeira.

O secretário do Agronegócio, Luiz Carlos Saad frisou o trabalho de sua equipe, a agenda positiva para o mercado uberabense e comunicou que a comunidade de São Basílio terá uma banca na Feira do Produtor para comercializar frangos abatidos na unidade.

Um dos idealizadores do projeto, o diretor de Produção Agropecuária da Sagri, José Geraldo Celani entende que o mini abatedouro propiciará grande salto na vida da comunidade com a geração de emprego e renda. “Só de criadores de frangos são 20 produtores,” ressaltou. Igual pensamento tem o diretor operacional da Unidade, Abílio Nasser que acredita que a partir de agora São Basílio passa a ser modelo de criação, abate e comércio de frango caipira, tudo devidamente certificado.

Os dirigentes do Sindicato Rural, Certrim, Câmara Municipal e IFTM – Instituto Federal do Triangulo Mineiro hipotecaram apoio ao investimento. O presidente Luiz Henrique Borges, da Certrim, afirmou que se bem estruturada e gerida a unidade poderá exportar frangos para outros países.

O mini abatedouro entra em operação no mês de janeiro de 2019. Segundo a Sagri, inicialmente, serão abatidas 150 aves dia, podendo chegar – no pico da produção – a 300 unidades. Apesar de não divulgar nome, a Pasta confirma que tem empresário disposto a comprar toda a produção. O frango caipira levará o nome de São Basílio.

Fotos: André Santos

 

 

You have Successfully Subscribed!

Share This