Uberaba- Mais de 8 mil pessoas já foram imunizadas na Campanha de Vacinação contra a Influenza 2018

Imunização é voltada aos grupos prioritários. Horário é estendido em 3 unidades para atendimento até 21h

Cerca de 5 mil pessoas já foram imunizadas no primeiro dia da 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que começou nesta segunda-feira, dia 23 de abril e outras 3.680 doses foram aplicadas nesta terça-feira (24) até as 16h. Dos números do dia 23, 430 doses foram aplicadas durante o horário estendido nas três unidades de saúde que contam com horário especial de atendimento exclusivamente para a vacinação, visando atender quem trabalha com a oportunidade de se vacinar em horários alternativos.

Terá atendimento até 21h, de segunda a sexta-feira, exclusivamente para vacinação contra a gripe: o Centro de Saúde Eurico Vilela, da Rua 13 de Maio (ao lado do Corpo de Bombeiros), a Unidade Básica de Saúde Dr. Roberto Árabe Abdanur, que fica no Bairro Mercês, e a Unidade Matricial de Saúde do bairro Abadia, na Avenida Orlando Rodrigues da Cunha, 2.223. Os outros serviços, inclusive atualização do cartão de vacina, continuam disponíveis apenas no horário normal de atendimento de cada unidade. As salas de vacinação das outras unidades terão atendimento das 8h às 16h.

O diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura, conta que a procura no primeiro dia de vacinação foi tranquila, com fluxo de atendimento maior em alguns momentos, mas as pessoas sendo rapidamente atendidas. “Reforçamos para que as pessoas não esqueçam o cartão de vacinas quando forem na unidade. Além disso, também já estamos realizando a vacinação em asilos, hotéis geriátricos e em pacientes acamados, que não têm condição de se deslocarem”, explica o diretor.

A vacinação é voltada para os grupos prioritários, conforme a orientação preconizada pelo Ministério da Saúde. Podem vacinar pessoas com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade, as gestantes, as puérperas com até 45 dias após o parto, os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas e os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.

Importante destacar que para os profissionais da saúde, a vacinação é feita somente apresentação da carteira de registro profissional do Conselho da categoria, e no caso dos professores, eles podem apresentar o holerite ou um documento que seja comprovante. Já para os portadores de doenças crônicas, é preciso um laudo médico que comprove a necessidade da imunização.

 

Saiba mais – A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

Em 2018 a meta nacional é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários. A estimativa total é que serão vacinadas mais de 54,4 milhões de pessoas no Brasil. Em todo o mundo, estima-se que epidemias anuais resultem em cerca de 3 a 5 milhões de casos de doença grave e cerca de 290.000 a 650.000 mortes.

A vacina é contra-indicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Foto: Enerson Claiton/PMU

 

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.

Obrigado, Caros Leitores!

Nós da família do Luiz Renato Rodrigues da Cunha vimos através deste canal “Em Todas” agradecer a todos que procuravam diariamente se informar e compartilhar as matérias divulgadas pelo nosso saudoso colunista.

Agradecemos também o carinho demonstrado sempre ao nosso blogueiro imortal.

Foram anos de fidelidade, respeito e interatividade!

Sabemos que ele exerceu com brilhantismo sua capacidade de informar com transparência e imparcialidade, transmitindo alegria e entretenimento a seus leitores.

Chegou a hora de dar um até breve e jamais um adeus, pois acreditamos que um dia estaremos novamente com nosso ente querido.