« Postagens Antigas
Escolha uma Página

Prefeitos mineiros, deputados, senadores, secretários, vereadores, entidades de classe e demais autoridades e representantes da sociedade estiveram presentes no Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba, nesta quinta-feira (14), para a posse da nova diretoria da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande – Amvale. O governador Romeu Zema foi recepcionado em Uberaba pelo prefeito Paulo Piau, anfitrião e novo presidente eleito da Amvale.

Em seu pronunciamento, Piau saudou o governador Romeu Zema destacando sua coragem ao aceitar o desafio de governar Minas Gerais. Ele agradeceu aos demais prefeitos da Amvale pela confiança depositada nele como novo presidente da associação. “A Amvale é uma associação pública de direito privado que tem como função defender politicamente os municípios a ela associados. E agora surge uma figura importante, os consórcios, e acredito que acertamos nesta condução. Neste sentido fica uma sugestão ao governador: são 853 municípios, e podemos trabalhar de uma maneira efetiva com 45 grupos de prefeituras, o que pode facilitar muito inclusive para o próprio governo do Estado. Este é um caminho importante para racionalizar os processos e direcionar melhor os recursos”, observou Paulo Piau.

Sobre seu retorno à presidência da Amvale, o prefeito de Uberaba enfatizou que seu objetivo é muito claro. “Sou regionalista. Tenho um cuidado muito especial pela região e me preocupo com os municípios pequenos. Nós não podemos deixar os municípios maiores crescerem fora do processo de desenvolvimento normal, em detrimento da estagnação dos pequenos. A Amvale, juntamente com as demais associações regionais, são os pilares do G70”.
Paulo Piau citou pautas como a criação da Agência Regional de Desenvolvimento Econômico e a urgente necessidade de consolidação da planta de amônia, do gás como fator de novos investimentos para Minas, além de pontuar sua visão sobre a nova gestão do Estado. “Cada município tem sua vocação e seus investimentos específicos, e vamos debater em um fórum o que cada região possui de planejamento e renda para nossa população. Seremos parceiros do governo de Minas Gerais, que sabemos que terá desafios. Acreditamos no governo do Romeu Zema, que tem um ponto de vista parecido com o meu. Reforço o que ele já disse anteriormente, que não estamos aqui para gerar empregos, estamos aqui para gerar empresas. O emprego se faz com o desenvolvimento econômico”.
Governador – Agradecendo a recepção do prefeito Paulo Piau e das demais autoridades, Romeu Zema destacou que esta quinta-feira marca seus 45 dias iniciais de mandato. “Nunca acreditei em fórmulas milagrosas para resolver problemas. Geralmente isso se faz com esforço, disciplina e tempo para que o resultado seja visto. O Brasil infelizmente nunca teve esta disciplina que precisamos. A crise que enfrentamos, em todos os setores, é fruto de uma mentalidade imediatista. Temos um Estado pesado, que a sociedade não consegue sustentar. E temos, antes de tudo, que ter um Estado que represente a população. Estamos aqui hoje justamente por isso, pois precisamos propor mudanças a um modelo que se esgotou. E o primeiro passo é uma comunicação efetiva, de estabelecer diálogo. Estamos fazendo tudo ao nosso alcance; é por cada pequena economia, somada, que as coisas começarão a se encaminhar”.
Zema lembrou que sua gestão encontrou um governo “destroçado”, com informações maquiadas para não tomarem medidas de austeridade. “Isso foi uma irresponsabilidade. Mas tenho certeza que com trabalho de disciplina e esforço , os resultados vão aparecer. Agradeço o apoio dos prefeitos, sei que eles foram os que mais sofreram nos últimos anos por não terem recebido as verbas que constitucionalmente têm direito. Mas estamos fazendo um sacrifício gigantesco para que estes repasses cheguem às prefeituras. E desde o início desse mês estão chegando. O que peço é união e compreensão, pois acredito muito que Minas Gerais será um estado exemplar”.
Além da posse da Amvale, o prefeito Paulo Piau acompanhou o governador Romeu Zema em suas demais agendas no município. Durante a tarde Zema se reuniu com os prefeitos da região na sede da ABCZ, para reunião fechada, onde reforçou o compromisso de revogar o decreto 47.296/17, do ex-governador Fernando Pimentel (PT), que autoriza o Executivo a reter repasses dos municípios. Assim, as prefeituras voltarão a receber diretamente os recursos. Aplaudido pelos prefeitos, ele destacou que o objetivo de sua gestão será facilitar a vida dos gestores e romper burocracias, e pediu o apoio dos prefeitos para reconstruir nossa amada Minas Gerais.
Zema também cumpriu agenda na FIEMG, com a presença de Paulo Piau, onde estiveram reunidos com empresários, entidades de classe e terceiro setor, mesmo local em que foi realizada a coletiva de imprensa. Durante a noite, Zema participou de reunião do partido NOVO com filiados e apoiadores.
Diretoria Amvale – A assinatura do Termo de Posse foi formalizada conforme eleição realizada na 76ª Assembléia Geral Ordinária, tendo como presidente o prefeito Paulo Piau Nogueira, de Uberaba. O vice-presidente eleito é o prefeito Wesley De Santi De Melo, de Sacramento. O Conselho Fiscal terá na presidência o prefeito de Campo Florido, Renato Soares De Freitas.
Os membros efetivos são Celson Pires de Oliveira – Prefeito de Conceição das Alagoas, e Rui Gomes Nogueira Ramos, prefeito de Pirajuba. Já como membro suplente da diretoria, foi eleito Paulo Roberto Barbosa, prefeito de Planura.
Sobre – A Amvale é uma instituição que visa a integração econômica, social, política, técnica e administrativa dos municípios e a prática do associativismo municipal no estado de Minas Gerais. É composta pelos municípios que constituem a microrregião do Vale do Rio Grande.
Foi criada, juridicamente, em 14 de janeiro de 1976, com a missão de unir e congregar recursos e esforços para o alcance dos objetivos dos municípios integrantes em direção ao desenvolvimento sustentável da região, com compromissos éticos e sociais, perante os municípios associados e seus dirigentes, representantes e as suas respectivas comunidades.
Atualmente a Amvale representa consistente mecanismo fomentador do desenvolvimento regional, atuando como pólo de políticas públicas nos municípios filiados, sem contar na prática de intercâmbio com outras entidades correlatas, possuindo amplo histórico de conquistas em favor dos municípios e beneficiando indiretamente mais de 410.000 mil habitantes.
Fotos: André Santos/PMU  –  Rodrigo Garcia/CMU

 

You have Successfully Subscribed!

Share This