Uberaba – Prefeito Paulo Piau participa da abertura do “Dia C da Ciência” na UFTM

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) realizou, nesta quarta-feira, o “Dia C da Ciência”, evento que ocorre em âmbito nacional. Em Uberaba a programação integra a 4ª JIEPE – Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão. A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito Paulo Piau e teve participação, além da comunidade acadêmica, de alunos da Escola Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco.

Cumprimentando a reitora Pro Tempore da UFTM, professora doutora Ana Lúcia de Assis Simões, em nome das autoridades presentes, Piau destacou que a ciência muda o mundo e é preciso valorizar os talentos. “O conhecimento muda a realidade e a igualdade, e isso depende, sobretudo de cada um de nós. O conhecimento científico é para ser colocado a disposição do setor produtivo, para inovações, geração de empregos, girando a roda do mundo. Uberaba é uma cidade que desponta a nível nacional, na ciência, tecnologia e produção de startups, e a Universidade está correspondendo a aquilo que o Brasil precisa, que é dar oportunidade aos jovens”, pontuou o prefeito.

O evento – De acordo com a professora Lislei Patrizze Martins, coordenadora dos programas de Pós-graduação junto à Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFTM, a proposta nacional do Dia C da Ciência tem como principal objetivo mostrar para a população o que é desenvolvido dentro da universidade. “Este evento mostra a importância da ciência e da produção de conhecimento, e que muitas vezes as pessoas desconhecem. Esta é a segunda edição do Dia C realizada em Uberaba, com uma programação que também abrange Peirópolis e a cidade de Iturama”.

A professora destaca que já são mais de dois meses em que os alunos de pós-graduação e iniciação científica estão visitando escolas estaduais, municipais e particulares para levar aos alunos informações sobre pesquisas, ciência e o trabalho desenvolvido dentro da universidade. Ela reforça que a UFTM também está preparada para receber todas as escolas e a comunidade que se interessem na interação.

A programação do Dia D da Ciência contou com mesas redondas, palestras, visitas ao museu no Complexo Cultural e Científico de Peirópolis, atividades práticas e de campo, atividades com a comunidade e programações culturais.

Foto: Divulgação/PMU

 

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.

Obrigado, Caros Leitores!

Nós da família do Luiz Renato Rodrigues da Cunha vimos através deste canal “Em Todas” agradecer a todos que procuravam diariamente se informar e compartilhar as matérias divulgadas pelo nosso saudoso colunista.

Agradecemos também o carinho demonstrado sempre ao nosso blogueiro imortal.

Foram anos de fidelidade, respeito e interatividade!

Sabemos que ele exerceu com brilhantismo sua capacidade de informar com transparência e imparcialidade, transmitindo alegria e entretenimento a seus leitores.

Chegou a hora de dar um até breve e jamais um adeus, pois acreditamos que um dia estaremos novamente com nosso ente querido.