« Postagens Antigas
Escolha uma Página

Atualização abordará o atendimento em casos de doenças transmitidas pelo aedes aegypti

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), capacita médicos e enfermeiros das Unidades Básicas da rede pública de saúde de Uberaba nesta quarta (23), quinta (24) e sexta (24) sobre o manejo clínico das arboviroses transmitidas pelo aedes aegypti. O treinamento será na sede da SMS para atualizar os profissionais sobre os procedimentos na recepção do paciente na unidade de saúde, diagnóstico e fluxo de atendimento de acordo com gravidade de cada caso.

De acordo com o chefe do Departamento de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Robert Boaventura, será apresentado o fluxograma e os protocolos de atendimento nas unidades de saúde do município para casos suspeitos de dengue, chikungunya, zika e febre amarela. “Vamos abordar como os atendimentos serão feitos nas unidades e quais os direcionamentos de cada situação. Por exemplo, se o médico avaliar um caso de dengue como Grupo A, é um caso leve, que o paciente pode ficar em casa e ter retorno na unidade. No Grupo B, o paciente precisa ficar em observação na unidade, enquanto Grupo C, o paciente ficará em observação no hospital”, explica Boaventura. Casos classificados como Grupo D são mais graves e precisam de mais atenção, relata o chefe do Departamento de Epidemiologia.

A capacitação faz parte das estratégias e planejamento em relação às doenças transmitidas pelo aedes aegypti e a expectativa é que um novo treinamento seja realizado para os profissionais das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) com data ainda a ser definida.

Foto: Divulgação/Comunicação/PMU

 

 

You have Successfully Subscribed!

Share This