« Postagens Antigas
Escolha uma Página

 

Com a presença de 23 municípios, o I Fórum de Cidades Digitais do Triângulo Mineiro e Alta Paranaíba foi realizado nesta quinta-feira (03), na FIEMG. Promovido pela Rede Cidade Digital em parceria com a AMVALE – Associação de Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande o evento discutiu o conceito de Cidade Digital e apresentou casos de sucesso de inovações tecnológicas implantadas por diversos municípios.

O intuito do evento foi de capacitar, trocar informações e oferecer conhecimento para os gestores se planejarem, inserindo a tecnologia de forma estratégica para a modernização dos municípios.

“Sempre que se discute tecnologia nesse nosso mundo moderno nós aprendemos alguma coisa, sobretudo para aplicar na área de segurança pública. Esse é um evento em que temos a oportunidade de aprender uns com os outros, ver o que está dando certo e o que está dando errado, para que possamos aprimorar os serviços oferecidos para a população, errando menos e acertando mais”, pontua o prefeito de Uberaba, Paulo Piau.

O diretor da Rede Cidade Digital, José Marinho, destacou que os municípios puderam conhecer coisas vantajosas que impactam positivamente para aprimorar o serviço público e melhorar a vida das pessoas por meio do uso de tecnologia. A escolha de Uberaba para realizar o evento se deve ao “empenho muito grande do prefeito e dos gestores públicos, por meio de uma companhia de desenvolvimento como a Codiub que está inovando e promovendo uma integração maior entre o poder público e o empresário”, destaca Marinho.

Conforme aponta o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba – Codiub, Denis Silva, depois que a companhia começou a ser revitalizada, a cidade que já tem um Parque Tecnológico estruturado, tem se destacado cada vez mais e vem se tornando um Polo importante de tecnologia digital. “Já tivemos em Uberaba três outros eventos semelhantes abordando a Tecnologia de Informação e a troca de experiências em eventos como esse é sempre muito positivo para que novas soluções sejam desenvolvidas para melhor atender a população”, ressalta o presidente.

O vice-prefeito, João Gilberto Ripposati, destacou o quanto o fórum é importante para manter uma sintonia com as demais cidades da região e assim saber quais são as iniciativas positivas que podemos implantar em Uberaba, como por exemplo, na área de segurança pública, que é um item que preocupa a cada dia e é uma prioridade. “A tecnologia é uma ferramenta que está em condição de ser usada. Sabemos que os municípios têm a função de fazer o preventivo e que a segurança publica é competência do Estado e da União, mas de qualquer maneira o município tenta fazer a sua parte. Usando a tecnologia como ferramenta pode melhorar a proteção da população e o fórum funciona como uma troca de experiências para acharmos a melhor forma para ajudar a população a ter uma vida mais tranquila e saudável”, afirma Ripposati.

Representando Uberaba a Codiub apresentou aos municípios as soluções que a Companhia desenvolve e que foram implantadas com sucesso em Uberaba e que poderão ser adaptadas e aplicadas aos demais municípios da região que integram o Triângulo Mineiro e o Alto Paranaíba.

Durante o evento foi realizada a entrega dos títulos de Projetos Inovadores de 2017, com o objetivo de valorizar prefeitos e municípios inovadores que reconhecem a importância do investimento em tecnologia no setor público.

 

 

You have Successfully Subscribed!

Share This