Casos de dengue notificados em Uberaba diminuíram 72% em relação a 2019

Mortes não foram registradas este ano pela doença

Comparativo entre o cenário da dengue no município de Uberaba, no período de janeiro à primeira semana de maio, nos anos de 2019 e 2020, mostra que o número de notificações diminuiu em 72%, segundo o secretário municipal de Saúde, Iraci de Souza Neto. Os dados são do Departamento de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Uberaba. 

Em 2019, até a semana epidemiológica 19, foram mais de 10 mil notificações, enquanto no mesmo período deste ano, foram menos de três mil notificações. Já o número de casos positivos em 2019 foi de 1.035, enquanto em 2020, até o momento são 178 casos positivos no mesmo período conforme relatórios do Departamento de Controle de Zoonoses. “Isso demonstra redução de 82% em relação ao ano passado, bem como não há óbito confirmado por dengue até o momento”, informa o secretário Iraci. Ele destaca que os números são resposta ao trabalho no ano anterior e a intensificação das ações, antecipando esse período sazonal, com sucessivos mutirões desde dezembro de 2019.

Entre as notificações deste ano, três bairros se destacaram em relação à quantidade, de acordo com os dados do Departamento. São eles: o Alfredo Freire com 128 notificações, o que representa 4,5% do total; o Jardim Maracanã com 117 notificações, 4%; e o bairro de Lourdes, com 105 notificações, representando 3,68% do total.

Iraci ressalta que são números baixos, mesmo entre os bairros que mais se destacaram. “Estamos prestes a encerrar o período sazonal da dengue e demonstrando sucesso do trabalho feito pelo Departamento de Zoonoses nesse período de 2020, sem falar que não tivemos notificação de casos de febre amarela até o momento, enquanto ano passado, tivemos um caso no ano todo”, relata.

Com relação ao zika vírus, em 2019 foram 148 casos notificados e um caso positivo em todo o ano, enquanto em 2020 foram 12 notificações e três casos positivos, representando 92% de redução nas notificações. Já a chikungunya teve uma redução de 84% nas notificações em relação ao ano passado, apontou Iraci. Foram 83 casos notificados e um confirmado, enquanto 2020 somou 13 notificações e nenhuma confirmação até o momento.

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Uberaba

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.