Circuito Online do Patrimônio de Uberaba apresenta vídeo da Estação Mogiana

O Circuito Online de Patrimônios de Uberaba é um projeto da Fundação Cultural (FCU) com sequência de vídeos-documentários sobre a história de pontos da cidade. O material audiovisual lançado nesta terça-feira (02) apresenta o histórico da Estação Ferroviária Mogiana. Anteriormente foram divulgados vídeos sobre as igreja Santa Rita e São Domingos e sobre a Epamig, todos disponíveis nas redes sociais da Fundação.

A chegada do trem de ferro em Uberaba em 1889 foi significativa para o desenvolvimento econômico da Cidade, impulsionando principalmente o comércio. Parte da Maria Fumaça, foi exposta na Praça José Pereira Rebouças, no bairro Boa Vista, na década de 1970 e lá permanece. Trata-se de locomotiva a vapor importada da Inglaterra pela Companhia Mogiana. Em 1993, a Máquina foi tombada pelo Município e, hoje, é patrimônio histórico de Uberaba.

De acordo com a presidente da FCU, Jaine Basílio, os audiovisuais possibilitam a ampliação do conhecimento da população sobre os bens materiais tombados e imateriais registrados pela autarquia. “É também uma forma de popularizar a cultura e o trabalho desenvolvido pela Fundação Cultural”, ressalta.

O vídeo-documentário de um minuto está disponível nas redes sociais da Fundação Cultural de Uberaba: facebook.com/culturauberaba e Instagram @culturauberaba, e será distribuído, também, pelo WhatsApp.

Fotos: Reprodução/Divulgação

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.