Codiub lança aplicativo Minha Uberaba

A ferramenta já pode ser baixada pelas lojas virtuais Google Play e Apple Store

Está disponível nas lojas virtuais Google Play e Apple Store o aplicativo Minha Uberaba. A ferramenta foi desenvolvida pela Codiub – Inteligência Digital e trata-se de uma aplicação que agrega diversos serviços oferecidos ao cidadão pela Prefeitura de Uberaba.

Cumprindo todas as medidas de distanciamento social, o lançamento da funcionalidade aconteceu na manhã desta quarta-feira (25), no anfiteatro do Centro Administrativo e contou com presença de secretários municipais, representantes de entidades de classe, o deputado federal, Franco Cartafina, e lideranças políticas da cidade.

Segundo o presidente da Codiub – Inteligência Digital, Denis Silva de Oliveira, o app foi criado para simplificar processos e facilitar a vida dos uberabenses.

“Muita gente reclama do poder público porque tem muita burocracia. Às vezes, é difícil para empreender, para investir, ter acesso a alguns serviços e com o Minha Uberaba você tem vários serviços na mão, uma cidade inteligente é aquela que faz todos os serviços de maneira integrada”, informou.

Nesta primeira versão do Minha Uberaba, o cidadão poderá fazer rematrícula dos alunos da rede pública e acompanhar o boletim escolar, ter acesso ao licenciamento ambiental online, ao sistema de consulta prévia e alvará online, ao transporte coletivo em tempo real, endereços com localização e contatos de todos os prédios públicos, acompanhar as vagas de emprego disponíveis no Sine, agendar o teste rápido para diagnóstico de Covid -19, conferir informações sobre turismo, evento e notícias da Prefeitura de Uberaba e outros serviços.

No evento, o Prefeito Paulo Piau ressaltou a importância do uso da tecnologia para agilizar os processos na gestão pública.

“O Minha Uberaba contém informações valiosas sobre toda a vida da comunidade. É um aplicativo que gerencia muita coisa, nós estamos simplificando a vida dos uberabenses. Já está funcionando e é um tesouro que estamos deixando para o próximo gestor”, comemorou.

A plataforma funciona, exclusivamente, no município de Uberaba. Ao baixar o aplicativo, o cidadão deverá informar CPF e criar uma senha para acesso.

Cartão Cidadão. Disponível na aba de serviços do Minha Uberaba, o Cartão Cidadão será um identificador único no uso dos serviços de saúde, reduzindo, assim, duplicidades de cadastro e aumentando a confiabilidade dos dados dos usuários.

Para a liberação deste serviço, a pessoa deverá informar dados como, por exemplo, o número do cartão SUS, documento de identidade, nome completo, data de nascimento, endereço, telefone, título de eleito e nome dos pais. Para acessar o Cartão Cidadão, o cadastro passará por análise da Secretaria Municipal de Saúde.

A partir da aprovação, o usuário poderá conferir dia e horário da consulta na Unidade Básica de Saúde, descobrir qual a melhor rota para a UBS, checar o estoque de medicamentos nas farmácias do município e, em caso de diabéticos e hipertensos, será possível criar o histórico da medicação.

De acordo com o secretário de Saúde, Iraci Neto, neste primeiro momento, entre as opções de serviços disponibilizados também estão: acompanhamento de consultas, exames, data e hora de agendamento, estoque de medicamento e onde encontrá-los dentro da rede farmacêutica, endereços das unidades de saúde e também o registro do cidadão nos serviços de saúde dentro do prontuário eletrônico.

“Vai otimizar o processo de trabalho interno da secretaria, atualizar os cadastros de cada cidadão e minimizar custos, pois vamos ter, através do prontuário eletrônico toda a rotina do usuário e vamos aproximar a comunidade da secretaria, bem como a Saúde com as outras secretarias, visto os serviços disponíveis no app. Com certeza entregamos uma ferramenta importante e inovadora que dará resultado efetivo à comunidade”, destacou o secretário.

Codiub recebe o prêmio Cidades Inteligentes pelo quarto ano consecutivo

Na ocasião do lançamento do aplicativo Minha Uberaba, o prefeito Paulo Piau e a diretoria da Codiub – Inteligência Digital recebeu o prêmio Cidades Inteligentes pelo desenvolvimento do programa tecnológico de segurança pública, Cidade Vigiada.

O troféu foi entregue pelo CEO da Egov Tecnologia do Brasil, Gustavo Moreira, que explicou que a premiação é uma iniciativa que acontece em Minas Gerais.

“O propósito é incentivar as ações no contexto da modernização das estruturas dos municípios, os projetos voltados para as áreas de Cidades Inteligentes e o município de Uberaba é pioneiro neste sentido”, contou.

É o quarto ano consecutivo que a Codiub – Inteligência Digital recebe a premiação.

Fotos: Marco Aurélio Cury

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.