Coluna Pipocando – Por Luiz Renato – Segunda-feira 15/06

Renovação

O candidatadíssimo a prefeito de Uberaba, Antônio Marques De Oliveira Neto (Patriotas), anunciou no seu facebook a inauguração do seu mega comitê político que será no dia 19 de Junho, às 18 horas no local onde era o respeitado Romma Club, em frente o parque Fernando Costa. Marques tem publicado frequentemente em suas redes sociais alguns candidatos a vereadores pelo partido. Alguns nomes conhecidos da cidade como a Jornalista Dri Tavarez, o bairrista Lazinho Alves, Alessandra Dutra, a radialista Edna Fernandez, Rone Vidigal, Walkiria Cristina dentre outros. Antônio Marques tem como bandeira em sua campanha a renovação na política de Uberaba.

Foto: Reprodução/ Divulgação

Renovação II

Foto: Gleybe Terra Jr

O advogado, empresário e proprietário da rádio Terra FM, Gleybe Terra Junior, também pré-candidato a prefeito de Uberaba pelo (PMN), está animadíssimo com a campanha, em conversa com o colunista, Glebin vem articulando com alguns partidos para coligações, ele diz que, o PMN faz parte do grupo MOBILIZA UBERABA, hoje com os partidos PMN, PTB e o DC (Democracia Cristã), desses três sairá o candidato a prefeito, conforme pesquisa interna que será realizada pelo grupo, consequentemente o segundo colocado sairá como vice na chapa majoritária.

E mais…

Conhecido popularmente como Gleibin da gente, ele afirma que o PMN já tem chapa completa para vereadores, alguns nomes conhecidos como os ex-vereadores Além-Mar Paranhos e China e os novatos Mac Janones, o radialista Carlão Francamente da Terra FM, dentre outros. Ele confirma que a convenção partidária do PMN ainda não tem data marcada, mas deverá ocorrer entre 20 de Julho a 04 de agosto. A conferir!

Coronavírus

Foto: Comunicação/Prefeitura de Uberaba

Pegou muitos de surpresa a notícia que o controlador geral do Município, Carlos Bracarense, testou positivo para Covid-19. Ele se submeteu ao exame, em laboratório particular, e o resultado foi conhecido no início da noite de quinta-feira (11). Carlos está completamente assintomático e cumpre isolamento. Ele coletou amostra para teste após servidora da Controladoria ter apresentado sintomas de síndrome gripal no dia 3 de junho e confirmado contaminação pelo coronavírus. O resultado dela saiu na segunda-feira, dia 8, à noite. O setor, como previsto em decreto municipal, está operando com equipe reduzida e observando as recomendações sanitárias. Os servidores da Controladoria que tiveram contato próximo com a colega foram testados na terça-feira, dia 9, em investigação/monitoramento da Secretaria de Saúde e afastados do trabalho. De cinco testados, um teve resultado negativo e quatro aguardam os laudos. Bracarense não teve contato próximo com a servidora positivada, por isto, não teve indicação de testagem, mas optou por fazê-la por conta própria. Com o resultado positivo dele, outros colaboradores deverão ser afastados, testados e monitorados. 

14ª Morte por Covid em Uberaba

Secretaria Municipal de Saúde da prefeitura de Uberaba, divulgou neste domingo (14), que mulher de 65 anos, após 17 dias de internação, não resistiu à Covid-19 e foi a óbito. É a 14° morte confirmada por coronavírus na Cidade. A paciente era hipertensa e obesa e estava sendo tratada no Hospital  Regional. O total de casos positivos no Município, segundo boletim epidemiológico, é de 410. Deles, 214 estão recuperados, 167 em acompanhamento domiciliar, 15 internados e 14 morreram. Os resultados negativos somam 3.772. Sessenta e cinco pessoas submetidas a testagens ainda aguardam os resultados e estão relacionadas como casos suspeitos. Delas, 19 estão hospitalizadas. Não há óbitos em investigação. A taxa de ocupação dos leitos neste primeiro dia da semana está em 30% de UTIs e 11% de enfermaria para coronavírus (confirmados e suspeitos) e em 85% de UTI e 67% de enfermaria para pacientes que não apresentam protocolo para Covid-19.

Parada Gay virtual em São Paulo

Foto: Reprodução

Após a 24ª Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) de São Paulo ser cancelada por causa da pandemia de coronavírus, o evento foi celebrar a diversidade sexual neste domingo (14), mas apenas pela internet e com projeção de luz na Avenida Paulista. Além da programação virtual, a Avenida Paulista recebeu projeção de luz e os prédios de teatros e museus da capital foram decorados com a bandeira do arco-íris, símbolo do orgulho LGBT.O tema da edição deste ano é solidariedade, já que o objetivo é arrecadar doações para o projeto Rede Parada Pela Solidariedade, que apoia uma parcela da população LGBT em situação de vulnerabilidade. Em 23 anos de evento, esta é a primeira vez que a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo é cancelada. A diretoria da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo decidiu em março cancelar o evento por conta do risco de proliferação da doença por causa da aglomeração de pessoas e da quantidade de estrangeiros que visitam o país nesta época para participar do evento.

Manifestações no domingo

Foto: Reprodução

Movimentos sociais e torcidas organizadas do Corinthians, São Paulo, Santos e Palmeiras, se juntaram na tarde desse domingo (14) para protestar contra o racismo, o fascismo e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na avenida Paulista, em São Paulo. O ato começou no Masp e seguiu sentido bairro Paraíso. Segundo estimativa da Polícia Militar, havia cerca de mil pessoas. Em razão de um acordo mediado pelo Ministério Público de São Paulo, apenas o grupo contrário ao presidente compareceu à avenida Paulista neste domingo. Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro se manifestaram no viaduto do Chá (centro da cidade) e reuniram cerca de cem pessoas, de acordo com a PM.

Documentário sobre Antonio Carlos Marques

Foto: Divulgação/Prefeitura de Uberaba

O videodocumentário ‘Ouro Negro’ reconstrói a história de vida e contribuição cultural do professor Antonio Carlos Marques, presidente da Fundação Cultural de Uberaba entre 2016 e 2019. No aniversário de um ano da morte do professor, nesta segunda-feira (15), o documentário será oficialmente lançado no YouTube da Fundação Cultural de Uberaba, às 18h. O audiovisual é resultado de um trabalho dos alunos do 7º período de Jornalismo da Universidade de Uberaba. ‘Ouro Negro’ tem direção e roteiro de Diandra Tomaz e produção de Pâmela Rita, Pedro Henrique Marino e Vitória Oliveira. O documentário tem narração de Eustáquio Rocha e traz depoimentos de pessoas que fizeram parte da vida de Antonio Carlos, entre elas, Cairo Damasceno (rapper Toi), professor Décio Bragança, Elisabete Cardoso, historiadora Maria Aparecida Manzan, cantor e compositor Nei Lopes, a esposa Élita Ribela e a filha Thaynara Ribela.

Uberaba está em todas

Foto: Divulgação/Prefeitura de Uberaba

Titular da Seds ocupa secretaria da Comissão Intergestores Bipartite do Estado. Pela primeira vez Uberaba garante assento na diretoria do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social de Minas Gerais – Cogemas/MG. O organismo tem como associados a maioria dos 853 municípios mineiros. A Comissão Intergestores Bipartite (CIB), a qual o secretário de Desenvolvimento Social de Uberaba, Marco Túlio Azevedo Cury, passa a integrar, é uma instância colegiada de negociação, articulação e pactuação entre os gestores municipais e a gestão estadual do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O colegiado de gestores é composto por todos os municípios. Túlio estava na suplência e assume agora titularidade como primeiro secretário da Comissão e membro da diretoria do Cogemas. Sua nomeação por resolução da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedese) foi publicada no dia 30 de maio no Diário Oficial de Minas Gerais.A CIB define os aspectos operacionais e de regulamentação da política de assistência social estadual, viabilizando a implementação e o desenvolvimento do SUAS.

Maria Fumaça da praça da Mogiana será restaurada

Foto: André Santos

A restauração da locomotiva é a primeira etapa da revitalização do Complexo Turístico da Praça da Mogiana. A ação vem de encontro às comemorações dos 200 anos de Uberaba e faz parte do projeto Geopark Uberaba – Terra de Gigantes. A criação do complexo turístico histórico e cultural da Mogiana é um trabalho em equipe da Prefeitura com envolvimento de secretarias de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), Planejamento e a Fundação Cultural de Uberaba. Inclui o restauro e a proteção da locomotiva e a posterior reforma da Praça que terá pista de caminhada, playground e novo paisagismo. O recurso para a reforma da Praça é proveniente do Edital de Apoio a Projetos de Infraestrutura Turística publicado pelo Ministério do Turismo por meio de convênio assinado com a Prefeitura. De acordo com a diretora de Turismo da Sedec, Erika Cunha, no credenciamento da proposta ao Ministério do Turismo, houve o reconhecimento da importância do local que será mais um sítio histórico e cultural integrante do projeto Geopark. “Esse ponto da Mogiana conta parte da história da cidade. A linha férrea trouxe sonhos, pessoas e negócios. Por meio da criação de novos roteiros e da importância do projeto Geopark Uberaba, que almeja a chancela da Unesco, a reforma da praça e restauro da locomotiva Mogiana permitirá agregar mais um sítio histórico e cultural para a cidade.

Estacionamento rotativo volta a funcionar no centro de Uberaba

Foto: Divulgação/Prefeitura de Uberaba

A Prefeitura de Uberaba publicou no Diário Oficial do Município – Porta Voz de quarta-feira (10) suspensão da tarifa do Sistema de Estacionamento Pago por 180 dias em 16 vias públicas. O serviço retoma a partir desta segunda-feira (15). O contrato administrativo de prestação de serviço de Estacionamento Rotativo (área azul) estava suspenso desde o dia 25 de março, por decreto, em decorrência da pandemia de coronavírus, e poderia ser retomado desde a publicação do Decreto 5555. O decreto cita baixo índice de ocupação de vagas nessas vias como motivo para a suspensão, não havendo mudanças no valor do estacionamento e no tempo de utilização das vagas, segundo informações da SDS.Entre as vias cuja cobrança está suspensa estão as ruas João Pinheiro, Segismundo Mendes, Saldanha Marinho, José Alencar, Jaime Bilharinho, Santo Antônio, Do Carmo, Bernardo Guimarães, Capitão Manoel Prata e Antônio Silva Costa; as Avenidas Santos Dumont, Getúlio Guaritá, Barão do Rio Branco; as Praças Tomaz Ulhoa e Comendador Quintino; e a Travessa Joaquim Rosa. As ruas que marcam o início e fim dos trechos estão disponíveis no Anexo do decreto. Foi solicitado à empresa a retirada das placas dessas vias para evitar confusão junto à população.

Boa semana a todos!

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.