Começa nesta sexta-feira (27) I Congresso Mineiro de Inovações na Medicina

Uberaba receberá, nos dias 27 e 28 de outubro, o I Congresso Mineiro de Inovações na Medicina. Evento é uma realização da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Uberaba – SMCU e trará referências nacionais como palestrantes. No dia 27/10, sexta-feira, o Dr. Elias Abdalla Filho, psiquiatra de Brasília, abre o evento com a palestra magna “Transtorno de Personalidade, Psicopatia e Serial Killer”.

Já no sábado, dia 28/10, o neurologista Dr. Jaime Olavo Marquez abre o segundo dia de congresso falando sobre “Antropologia da Dor”. Em seguida, a hematologista Dra. Sheila Soares Silva abordará o tema “Cuidados no morrer”. “Inovação e Empreendedorismo em Medicina” é a palestra que fecha a manhã com o cardiologista, Dr. Roberto Botelho.

Às 14h uma Mesa Redonda discutirá o tema “Medicina e Espiritualidade”, com os debatedores Dr. Jorge Bichuetti, homeopata, Dra. Maria de Fátima Borges, endocrinologista e Dr. Edson Marquez, neurologista. Logo em seguida, as apresentações de trabalhos científicos enviados pelos acadêmicos encerram o I Congresso Mineiro de Inovações na Medicina.

 “É com uma emoção muito grande que estamos retomando as atividades científicas da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Uberaba. Superamos nossa expectativa para a realização do I Congresso Mineiro de Inovações na Medicina, com o dobro do número de participantes esperados. Já temos também a previsão de realização de vários eventos em nossa sede em 2018”, comemorou o presidente da SMCU, Dr. Hector Luis Coraspe Leon.

Ao todo são mais de 250 inscritos, entre médicos, acadêmicos e público geral e mais de 60 Trabalhos Científicos de acadêmicos do curso de Medicina de universidades da região. Devido ao grande número de inscrições, a organização do Congresso transferiu o local de realização (que seria na própria Sociedade de Medicina) para o auditório do Memorial Chico Xavier, na Avenida João XXIII, 2011, Parque das Américas.

 

PROGRAMAÇÃO E CURRICULO DOS PALESTRANTES

 DIA 27/10/2017

17h – Início do credenciamento

19h – Abertura dos Trabalhos

20h – Palestra Magna:  Transtorno de Personalidade, Psicopatia e Serial Killer

Palestrante: Dr. Elias Abdalla Filho – Brasília-DF

Psiquiatra clínico e forense, psicanalista. Doutor em Ciência da Saúde pela UnB. Pós doutor em psiquiatria forense pela University of London. Membro titular e professor titular da Sociedade de psicanálise de Brasilia. Ex-coordenador do departamento de ética e psiquiatria legal da Associação Brasileira de Psiquiatria. Foi coordenador do setor de psiquiatria forense do Instituto de Medicina legal de Brasília.  Foi pesquisador pleno da UnB.

 

21h30 – Coquetel de Acolhimento

8h30 – Antropologia da Dor

Palestrante: Dr. Jaime Olavo Marquez – Uberaba-MG

Professor Adjunto de Neurologia da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG. Pós-Doutorado e Professor Visitante da Duke University, EUA. Presidente da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (2003-2004), Fellow Pain Clinic Washington University, Washington-DC, EUA. Membro Titular Emérito da Academia Brasileira de Neurologia.

 

DIA 28/10/2017

9h30 – Cuidados no Morrer

Palestrante: Dra. Sheila Soares Silva – Uberaba – MG

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, mestre em Hematologia pela Universidade Federal de São Paulo e doutora em Patologia pela UFTM. Fellowship Training Program, Royal Hallamshire Hospital, SHEFFIELD, Inglaterra. Professora Associado II da Disciplina de Hematologia e Hemoterapia da UFTM nos cursos de Medicina e Biomedicina.

10h  –  Inovação e Empreendedorismo na Medicina

Palestrante: Dr. Roberto Botelho – Uberlândia-MG

MD, PhD, diretor do Instituto do Coração do Triângulo e também de Cardiologia Intervencionista e da Divisão de Investigação Clínica. Completou residência no Dante Pazzanese Instituto do Coração, em São Paulo. Presidente dos sistemas internacionais Telemedical ITMS. Coautor de mais de 50 artigos publicados e de 10 capítulos de livros. Dirige o Instituto do Coração Divisão de Pesquisa Triângulo – Uberlândia (MG).

 

12h – Intervalo

14h – Mesa Redonda – Medicina e espiritualidade

Coordenadora: Dra. Elvi Cristina Rojas Fonseca

 

Debatedores:

Dr. Jorge Bichuetti – Médico Homeopata, psicoterapeuta, especialista em saúde mental e saúde integral, escritor e professor.

Dra. Maria de Fátima Borges – Médica pela UFTM, mestre e doutora em Endocrinologia pela USP, docente na UFTM, Chefe Responsável pela Disciplina de Endocrinologia, Supervisora das residências de Endocrinologia e Metabologia na área de adultos e pediátrica.

Dr. Edson Marquez – Neurologista, professor do curso de Medicina da Uniube. Mestre em Patologia.

 

15h – Apresentação de Trabalhos  Científicos

Coordenação:

Dr. Jaime Olavo Marquez

Comissão Orientadora:

Dr. Ricardo Soffiatti Mesquita

Dra. Denise  Rodrigues Bertolucci

Dra. Sônia Silva

Dr. Elias Abdalla Filho

 

17h30 – Encerramento

 

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.

Obrigado, Caros Leitores!

Nós da família do Luiz Renato Rodrigues da Cunha vimos através deste canal “Em Todas” agradecer a todos que procuravam diariamente se informar e compartilhar as matérias divulgadas pelo nosso saudoso colunista.

Agradecemos também o carinho demonstrado sempre ao nosso blogueiro imortal.

Foram anos de fidelidade, respeito e interatividade!

Sabemos que ele exerceu com brilhantismo sua capacidade de informar com transparência e imparcialidade, transmitindo alegria e entretenimento a seus leitores.

Chegou a hora de dar um até breve e jamais um adeus, pois acreditamos que um dia estaremos novamente com nosso ente querido.