Escola Brasil é tema de vídeo do Circuito Online do Patrimônio de Uberaba

Prédio foi tombado em 1988 em âmbito estadual pelo Instituto de Patrimônio Histórico

O Circuito Online de Patrimônios de Uberaba é um projeto da Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural (FCU) com sequência de vídeos-documentários sobre a história de importantes pontos da cidade. O material audiovisual lançado nesta quarta-feira (1º) apresenta o histórico da Escola Estadual Brasil.

O antigo Grupo Escolar Brasil, situado na Praça Comendador Quintino, no bairro Estados Unidos, foi inaugurado em 3 de outubro de 1909, há 110 anos e passou a funcionar no dia seguinte, com 760 alunos inscritos, entre meninos e meninas. Os seus primeiros professores foram Francisco de Melo Franco, João Augusto Chaves, o conhecido professor Chaves, Dona Maria Felisbina Pontes, Dona Alcina Coutinho, Dona Evarista Modesta dos Santos e o artista pintor Arnô Magalhães. A Escola Estadual Brasil foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG) em 1988. 

Para a presidente da FCU, Jaine Basílio, os audiovisuais possibilitam a ampliação do conhecimento da população sobre os bens materiais tombados, como o prédio da Escola Estadual Brasil, e imateriais registrados pela autarquia. “A intenção é popularizar a cultura e o trabalho desenvolvido pela Fundação Cultural”, destacou.

O vídeo-documentário de um minuto está disponível nas redes sociais da Fundação Cultural de Uberaba: facebook.com/culturauberaba e Instagram @culturauberaba, no Youtubeyoutube.com/culturauberaba, e será distribuído, também, pelo WhatsApp.

Foto: Marco Aurélio Cury

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.

Obrigado, Caros Leitores!

Nós da família do Luiz Renato Rodrigues da Cunha vimos através deste canal “Em Todas” agradecer a todos que procuravam diariamente se informar e compartilhar as matérias divulgadas pelo nosso saudoso colunista.

Agradecemos também o carinho demonstrado sempre ao nosso blogueiro imortal.

Foram anos de fidelidade, respeito e interatividade!

Sabemos que ele exerceu com brilhantismo sua capacidade de informar com transparência e imparcialidade, transmitindo alegria e entretenimento a seus leitores.

Chegou a hora de dar um até breve e jamais um adeus, pois acreditamos que um dia estaremos novamente com nosso ente querido.