Escultura de dinossauro é inaugurada no Geossítio Santa Rita, em Uberaba

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, inaugurou na manhã desta terça-feira (22) a escultura em cimento de um dinossauro do grupo dos maniraptoras, espécie encontrada em rochas de 65 milhões de anos do cretáceo.

Em 2004, em Peirópolis foi escavada uma garra da mão do animal e estudos posteriores revelaram que se tratava de um dinossauro carnívoro de cerca de dois metros de comprimento que possuía plumas e pertencia ao grupo de dinossauros que deram origem às aves, parente dos velociraptores. A escultura que recebeu o nome de ‘Alice’ representa uma fêmea zelando pelo seu ninho e faz correspondência com outra escultura de um macho que se encontra no museu dos dinossauros em Peirópolis. 

A escultura é obra do paleoartista Rodolfo Nogueira e integra o Geossítio Santa Rita, localizado no centro histórico da Cidade. O paleoartista é graduado em desenho industrial pela Unesp em Bauru. Ele desenvolveu e publicou metodologia científica para reconstituir animais extintos, a Paleodesign, e possui trabalhos em museus do Brasil, Argentina, Espanha, Estados Unidos, Portugal, Alemanha e Geórgia. É o criador do design dos espaços e identidade visual do Projeto Geopark Uberaba – Terra de Gigantes.

Com 20 anos de experiência em ilustração artística e 10 em ilustração científica, ministrou cursos e palestras para mais de cinco mil pessoas. Possui trabalhos em livros didáticos, em revistas científicas (Nature, Cretaceous Research, Journal of Vertebrate Paleontology, etc) e em revistas e jornais de divulgação científica (Scientific American, Folha de São Paulo, Superinteressante, BBC, National Geographic).

 O monumento é uma das ações de revitalização do centro histórico e da divulgação da vocação paleontológica de Uberaba.

A diretora de Turismo, Feiras e Eventos,Maria Aparecida Basílio destacou a importância da iniciativa. “É mais uma ação que demonstra a nossa relevância geológica e pode colocar o Geopark de Uberaba como forte candidato à chancela da Unesco”, destacou.

A secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico, Anne Florence Marie Roy Nóbrega disse que essa é a primeira de três réplicas que serão construídas nas praças turísticas do centro histórico. “Teremos réplica na Praça Manoel Terra, que vai indicar a direção do Geossíto Santa Rita e marcar o início desse circuito que levará o turista para a Praça Comendador Quintino, onde teremos outra réplica de um filhote de dinossauro. E a terceira será construída na Praça Rui Barbosa, em frente à Catedral Metropolitana”, informou.

O prefeito Paulo Piau lembrou que em várias partes do mundo é comum a colocação de esculturas em locais públicos para destacar alguma característica de uma cidade. “Essa exposição em praça pública retrata o que se passou em Uberaba a milhões de anos atrás. E com isso, estamos preparando a nossa cidade para se tornar um centro de visitação turística. Sabemos que o turismo gera muitas divisas para um município”, ressaltou Piau.

Fotos: André Santos

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.