Fabiano Elias presidente do PMDB prepara o partido para eleições 2018

O Partido do Movimento Democrático Brasileiro, PMDB de Uberaba, elegeu no dia 18 de novembro, em chapa única, a nova direção municipal. O Advogado Fabiano da Silva Pereira, conhecido como Fabiano Elias é o novo presidente do partido em Uberaba. Atualmente o PMDB é o maior partido da cidade, com 6.211 filiados, incluindo o prefeito Paulo Piau, o deputado estadual Tony Carlos e três vereadores, o presidente da Câmara Municipal Luiz Dutra, Rubério Santos e Thiago Mariscal.

Fabiano Elias assume o cargo no lugar de Fernando Hueb, atual chefe de gabinete da prefeitura municipal. A chapa é composta com José Renato Gomes na vice-presidência, Sinfrônio José da Silva (2º vice), Antônio Cláudio Mendes (tesoureiro), Carlos Alberto Godoy (secretário), João Batista Paranhos Júnior (secretário adjunto), Gustavo de Carvalho Nogueira e Hélio José de Faria Filho (vogais), Flávio Henrique Bernardes dos Santos, Eliane Portelinha Motta, Marco Túlio de Azevedo Cury e Silvana Elias da Silva Pereira (suplentes).

Fabiano nasceu em Uberaba, na rua Castro Alves, no bairro Abadia. Filho de Homilton Pereira e Silvana Elias (Secretária Municipal de Educação). Formado em Direito e inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil.

Em entrevista com o blog, Fabiano diz filiado ao PMDB há mais de 15 anos. Ao longo dessa caminhada, assumiu diversas tarefas no partido, tanto no diretório quanto na executiva.

Ele nunca foi candidato a nenhum cargo. Porém seu processo de amadurecimento político é longo, vasto e também muito rico. Confessou que viveu bons momentos no partido, e outros nem tanto. Enfrentou calmarias e tempestades, sendo um dos momentos que julgou mais agudo, o conturbado processo eleitoral municipal 2012, passando antes por uma intervenção partidária.

Ao longo dos anos trabalhou firme em prol do partido, sempre escolhendo o caminho do entendimento. Sempre escolheu seguir o caminho do bom senso e do dialogo. Por isso, moldou seu perfil de atuação como sendo um homem de construção, uma pessoa que preza pela bom entendimento.

Este seu estilo, muitas vezes confundidas por alguns com timidez, nunca mudou, nem vai mudar. Prefere o estilo mais conciliador, mas não abre mão de que as grandes causas de defesa de Uberaba sejam defendidas no âmbito partidário.

Ele é muito grato ao partido por tudo que viveu na política, tendo sido sempre uma “figura repetida” em reuniões, convenções, lançamentos de candidaturas; enfim, sempre teve uma vida partidária muito ativa e muito “PMDBista”, seja em Uberaba, em Belo Horizonte ou em Brasília.

Em suas passagens por cargos públicos, foi sempre acompanhando o partido e também o então deputado, e hoje prefeito de Uberaba, Paulo Piau. E em um segundo momento, passou a fazer parte do grupo político, acompanhando e trabalhando com o então deputado federal Antônio Andrade, hoje vice-governador do estado de Minas Gerais.

Muitas vezes, a intensidade da vida no PMDB o afastou de sua casa, da família,  e até de outros compromissos pessoais. Muitas viagens muitas reuniões, estratégias, articulações e decisões que fizeram desse Fabiano uma pessoa com uma vivência politica considerável.

Ele afirma sem medo de errar que conhece todas as cidades do Triângulo Sul (27 cidades), todas as cidades do Triângulo Norte (30 cidades) e todas as cidades do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro. Já deu o equivalente a “umas duas voltas no planeta terra” só andando por sua região. Afirma ainda ter algum conhecimento político no oeste de Minas, assim como, também no sul de Minas. Portanto, assume a presidência partidária. Este é um pouco do seu viés partidário.

“Ter sido escolhido para presidir o PMDB em Uberaba é um motivo de muito orgulho e satisfação”, diz.

Seu nome foi escolhido como nome de consenso pelos demais companheiros, sendo que, ele até achava que outros nomes poderiam encaixar melhor como presidente do PMDB, mas após muitas argumentações, acabou convencido de que era hora de assumir o compromisso.

“Ser presidente de um partido enorme, aliás o maior da cidade, não será tarefa fácil”.

“Presidir o partido do prefeito de Uberaba, uma liderança concretizada, como é o prefeito Paulo Piau, vai exigir muita dedicação e responsabilidade; porém eu me sinto preparado, me sinto bem amparado pelas centenas de companheiros (as), de filiados (as), de amigos (as), enfim, nesta caminhada quero contar com a ajuda de todos e todas que entendem a importância das instituições coletivas, como é o caso dos partidos políticos”, diz Fabiano Elias.

Ele comenta que ainda está tomando pé das situações, aprendendo com as novidades, mas de ante mão agradece muito ao ex presidente Fernando Hueb, pessoa amiga de longa data e que tão bem comandou o PMDB nestes últimos anos. “O Fernando Hueb enfrentou grandes desafios e conseguiu equilibrar bem suas decisões, sua caminhada foi  progressista e serena”, comentou.

Fabiano agradece ao esforço de todos os membros do diretório, da executiva e todos os membros do PMDB que foram parceiros da antiga direção do partido, e que continuam cedendo seus préstimos a essa nova direção.

Ainda em entrevista ao blog, Fabiano Elias diz que o PMDB de Uberaba vai seguir sua vocação de ser um partido grande, coeso e unificado. “Na primeira fala que eu tive com o prefeito Paulo Piau e com diversas lideranças nossas eu coloquei a eles, (sugeri à titulo de sugestão, porque logicamente toda atuação será pautado e votada com a executiva e diretório), penso que o partido precisa ganhar uma dinâmica ainda maior. No meu entendimento pessoal, e quero debater isso com a militância, é o de que precisamos avançar na questão da qualificação política da legenda”, comenta.

Ele vai sugerir e a executiva decide, o seu desejo de trazer para Uberaba, para os filiados locais e regionais, os cursos de formação política da Fundação Ulisses Guimarães. Em sua opinião, um partido que possui o privilégio de contar com essa fundação, que tem uma boa estrutura, deve utilizar 100% do que esta oferece.

Ele diz que os cursos presencias e a distância disponibilizados pela Fundação Ulisses Guimarães são atrativos e de suma importância para uma qualificação ainda maior dos  membros do partido.

Outra questão que ele irá avançar, é da importância dos vereadores para com o partido, assim como a importância do partido para os vereadores. O PMDB em Uberaba tem três vereadores, Rubério Santos, Thiago Mariscal e Luiz Dutra. “Pretendo conversar com os três sobre como poderíamos estabelecer uma relação transparente e sempre somatória. Onde eles possam nos ajudar nas decisões partidárias, assim como, os quadros da militância do partido possa também servir de instrumento de atuação política dos edis. Em breve abriremos este diálogo com eles”, diz.

Fabiano Elias comentou que na primeira reunião da executiva que ele convocar, vai pautar temas nevrálgicos para a amplitude do PMDB. Por exemplo: A essencialidade de se fomentar a atuação do PMDB Mulher, do PMDB Jovem e do PMDB Afro. “Caso seja aprovado pelos membros da executiva, vamos receber ideias e sugestões de eventos e ações que tragam para dentro do partido uma atuação mais aguda, nas mais diversas searas sociais”, comentou o novo presidente.

Outro tema que ele quer consultar a executiva e o diretório, é sobre a atuação partidária em temas de grande importância para a cidade de Uberaba. Partido bom é aquele que traz para seu seio de discussões, temas relevantes para o município, para a comunidade local, comenta Elias.

O presidente do PMDB, comenta que sabe que Uberaba não passa por um bom momento em termos de segurança pública, há razões para preocupações nessa seara. Ele diz que o tema é de competência do estado, mas não deixa de ser cabível um debate em nível partidário sobre o mesmo. “Precisamos discutir o problema, nossas posições e até possíveis soluções”.

Fabiano finaliza dizendo “Partido grande, com tantos filiados, com atuação madura como o PMDB, não pode se furtar de participar de debates maiorais. Assim penso, e quero consultar aos filiados como será nossa atuação sobre temas maiorais”.

A nova executiva do PMDB de Uberaba tomou posse no dia 25 de novembro no encontro regional do partido. Várias lideranças partidárias de Minas compareceram no evento, inclusive o presidente estadual do partido e vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade.

O blog “Em todas” agradece a entrevista com o presidente Fabiano Elias, desejando-lhe muito sucesso a ele e toda executiva do partido PMDB e um Feliz 2018 cheio de realizações.

Foto: Reprodução

 

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.

Obrigado, Caros Leitores!

Nós da família do Luiz Renato Rodrigues da Cunha vimos através deste canal “Em Todas” agradecer a todos que procuravam diariamente se informar e compartilhar as matérias divulgadas pelo nosso saudoso colunista.

Agradecemos também o carinho demonstrado sempre ao nosso blogueiro imortal.

Foram anos de fidelidade, respeito e interatividade!

Sabemos que ele exerceu com brilhantismo sua capacidade de informar com transparência e imparcialidade, transmitindo alegria e entretenimento a seus leitores.

Chegou a hora de dar um até breve e jamais um adeus, pois acreditamos que um dia estaremos novamente com nosso ente querido.