Fundação Cultural de Uberaba realiza reforma e manutenções no Teatro Municipal Vera Cruz

A Fundação Cultural de Uberaba, por meio do Setor Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Sempac), finalizou na última semana uma reforma e manutenção no Teatro Municipal Vera Cruz. As melhorias no bem tombado, aprovadas pelo Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau), foram feitas por meio de verba do Fundo Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Fumphau), que provém de arrecadações do ICMS Cultural.

Conforme esclareceu a equipe técnica do Sempac, foi feita na reforma, a troca de telhas francesas semelhantes às já existentes, mantendo as características originais do bem, além da recomposição de placas laminadas do forro com proteção antichama, no segundo pavimento da plateia. Também foi realizada a limpeza e reforma de tubulação, calhas e rufos, para eliminar infiltrações.

Vale lembrar que, em agosto de 2016, a Fundação Cultural também executou reparo e manutenção de toda a pintura externa do Teatro, além do restauro dos letreiros do bem tombado. As melhorias, feitas através de recursos do ICMS Cultural, também representam novos pontos para o relatório de Patrimônio Histórico, fazendo com que o investimento retorne ao município por meio de repasse futuro pela pontuação relativa à preservação do bem tombado.

O Cine Vera Cruz foi inaugurado em junho de 1948, graças ao empreendimento da Companhia Cinematográfica São Luiz, proprietária dos cines São Luiz, Metrópole e Royal. Com a construção, Uberaba recebeu um dos mais significativos monumentos arquitetônicos. A arquitetura moderna e arrojada é do arquiteto Taddeu Guizio. Localizado na rua São Benedito, 290, bairro São Benedito, o espaço é um dos marcos culturais da cidade e foi tombado pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba em 2006. A capacidade é para mais de 900 pessoas.

 

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.

Obrigado, Caros Leitores!

Nós da família do Luiz Renato Rodrigues da Cunha vimos através deste canal “Em Todas” agradecer a todos que procuravam diariamente se informar e compartilhar as matérias divulgadas pelo nosso saudoso colunista.

Agradecemos também o carinho demonstrado sempre ao nosso blogueiro imortal.

Foram anos de fidelidade, respeito e interatividade!

Sabemos que ele exerceu com brilhantismo sua capacidade de informar com transparência e imparcialidade, transmitindo alegria e entretenimento a seus leitores.

Chegou a hora de dar um até breve e jamais um adeus, pois acreditamos que um dia estaremos novamente com nosso ente querido.