« Postagens Antigas
Escolha uma Página

O prefeito Paulo Piau recebeu nesta sexta-feira (08), junto à secretária de Educação Silvana Elias e o presidente da Codiub – Inteligência Digital, Denis Silva, representantes do Google que apresentaram à Prefeitura de Uberaba o Google For Education, uma plataforma que facilita a comunicação entre professores, estudantes, pais e colegas para ampliar o engajamento e motivação e o uso de novas tecnologias em sala de aula.

O prefeito Paulo Piau avalia que Uberaba já é uma cidade comprovadamente inovadora e as escolas estão em um ambiente de inovação e empreendedorismo, bem como os universitários e demais instituições de pesquisa. “Uberaba está pronta para utilizar a tecnologia da informação a serviço do aprendizado dos alunos. É uma mudança de paradigma, pois estimula os alunos a utilizarem com qualidade o celular e o computador em sala de aula. O mundo mudou e esta proposta do Google possibilita treinar os professores”, pondera o prefeito.

Segundo o presidente da Codiub, Denis Silva, a parceria com o Google já existe e agora o objetivo é melhorar ainda mais. “As ferramentas do Google são muito interessantes e a Secretaria de Educação também está empenhada em modificar essa relação com os alunos, pois essa evolução é muito importante. Isso vai ao encontro do que pensamos no conceito de Cidade Inteligente. Não pode passar só por questões como segurança e saúde, mas deve passar principalmente pela educação. Este foi o primeiro passo de uma conversa muito produtiva e o que podemos adiantar é que vêm coisas boas por aí”.

Para a secretária de Educação, Silvana Elias, as ferramentas gratuitas são fundamentais para a política de educação do município. “Hoje foi um dia bastante importante, para que a gente possa dar seguimento às discussões da inclusão digital de educandos e educadores na comunidade educativa. Há diversas oportunidades sem custo para o município, para que a gente possa trazer para dentro das escolas a tecnologia em função do conhecimento”.

Inovação – O diretor de tecnologia José Guilherme Ribeiro, que apresentou o Google For Education, explica que a ideia é fomentar o uso das tecnologias aplicadas aos processos educacionais. “O conceito como um todo é ajudar principalmente a rede pública de ensino a agregarem o valor da tecnologia aos seus processos diários de educação, e com isso fazer com que a qualidade da linguagem dos alunos, que já é digital, venha pra dentro da sala de aula e todos possam usufruir dessas vantagens”.

Segundo ele, a ferramenta Google For Education, que traz o uso de novas estratégias na elaboração de aulas e novas formas de estudar para os alunos, também permite que os alunos estudem de maneira mais colaborativa. As ferramentas digitais serão parte do dia a dia, permitindo tarefas on e offline. Com tecnologia e inovação, o professor passa a ser mediador, porque as crianças e adolescentes já são conectados.

Fotos: Marco Aurélio Cury

 

You have Successfully Subscribed!

Share This