Google for Education chega à rede municipal de Uberaba

Uma das 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular é a Cultura Digital, que incentiva o uso da tecnologia na educação. A Prefeitura de Uberaba/Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Educação Tecnológica (Detic), tem trabalhado para implantar, cada vez mais, os recursos adequados a cada realidade para a execução da proposta. A inserção da plataforma gratuita Google for Education, na formação de profissionais da Semed é uma das iniciativas que têm feito sucesso.

Os professores de informática Paulo Henrique Rafael de Sousa e Michel Ravel foram apresentados à plataforma por meio da empresa GetEdu, que é uma parceira Google. Desde então, têm dialogado para a implementação da ferramenta em Uberaba.

O Google dispõe de ferramentas que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem do aluno e ainda oferece recursos que otimizam o tempo do professor. O Google for Education auxilia professores, alunos e equipe gestora, permitindo todos a trabalharem em rede, armazenando informações em nuvem e compartilhando todo o conteúdo. Há uma ferramenta muito importante, chamada Google Sala de Aula, um ambiente de aprendizagem que permite ao professor criar salas de aula digitais para disponibilizar material de estudos, atividades e provas online para incentivo do protagonismo da aprendizagem do aluno.

A partir disso, com o apoio do Luiz Henrique Araújo, chefe do Departamento de Educação Tecnológica, o projeto pedagógico foi iniciado, com a colaboração da coordenadora pedagógica do Detic, Juliana Borges, para viabilizar as ferramentas disponíveis do Google for Education na rede municipal.

“O Google disponibiliza gratuitamente uma central de formação de professores em seu ambiente web com programas de certificação, na qual comecei a estudar e me certifiquei como Educador Google já no Nível 02, em agosto de 2019”, comenta Paulo Henrique, que logo depois foi nomeado como colíder do Grupo de Educadores Google (GEG) de Uberaba, atuando com uma comunidade de professores voluntários que aprendem, compartilham e inspiram uns aos outros para utilização de soluções tecnológicas e inovações na educação.

Paulo Henrique, a secretária de Educação Silvana Elias e o presidente da Codiub Denis Silva, estiveram em São Paulo, recentemente, para conhecer de perto o funcionamento da plataforma.

Com a viabilização do projeto Google for Education, em novembro de 2019, foi dado o start para a formação dos professores de Informática e professores formadores da Casa do Educador, com seis encontros presenciais com uma carga horária de 30 horas, formando 48 professores.A partir de março, a pretensão é de formar todos os professores da rede municipal de ensino, ofertando curso nas ferramentas do Google for Education.

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Uberaba

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.

Obrigado, Caros Leitores!

Nós da família do Luiz Renato Rodrigues da Cunha vimos através deste canal “Em Todas” agradecer a todos que procuravam diariamente se informar e compartilhar as matérias divulgadas pelo nosso saudoso colunista.

Agradecemos também o carinho demonstrado sempre ao nosso blogueiro imortal.

Foram anos de fidelidade, respeito e interatividade!

Sabemos que ele exerceu com brilhantismo sua capacidade de informar com transparência e imparcialidade, transmitindo alegria e entretenimento a seus leitores.

Chegou a hora de dar um até breve e jamais um adeus, pois acreditamos que um dia estaremos novamente com nosso ente querido.