Prefeito Paulo Piau presta contas dos mandatos a entidades de Uberaba

Chefe do Executivo destacou que parcerias foram importantes para diversas conquistas

O prefeito Paulo Piau fez no fim da tarde desta quarta-feira (9) uma prestação de contas de seus dois mandatos à frente do Executivo Municipal (2013/16 – 2017/20) a representantes de diversas entidades de Uberaba. Integrantes do primeiro escalão do governo participaram do encontro que aconteceu no Teatro Vera Cruz, no bairro São Benedito.

Piau relembrou fatos que marcaram os oito anos de suas duas gestões como prefeito. No período (2013 até agora) ocorreram greve geral; falta de repasses do governo do Estado; recessão econômica;  sua reeleição à Prefeitura em turno único em 2016; demissão de 511 servidores; impeachment da presidente Dilma Rousseff, greve de caminhoneiros, pandemia da Covid-19 e a operação da Polícia Federal (PF) nas dependências da Prefeitura de Uberaba.

Piau destacou o planejamento estratégico como fundamental para a execução de diversas ações em seus dois mandatos. Ele reforçou que a consultoria contratada junto à Fundação Getúlio Vargas foi determinante para a implementação dos programas em sua administração.

O projeto Intervales, o Geopark, a Cidade Tecnológica, a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), a Planta de Amônio/Fábrica de Uréia e as Parcerias Público Privadas da iluminação pública, energia fotovoltaica e resíduo sólido são exemplos de ações planejadas e de retorno a longo prazo para a Cidade, destacou Piau.

Piau ressaltou a revisão/adequação dos Planos Diretores de Uberaba, de Peirópolis, Plano Diretor da Intervales, do Rio Grande (Uberaba) e da Fazenda Modelo.

O prefeito demonstrou que nos últimos oito anos, a cidade cresceu 25% em termos urbanos.

Na Educação, o orçamento aumentou 169% com a entrega de 16 escolas e 55 escolas reformadas, além de ações para distribuição da merenda escolar e o crescimento da escola em tempo integral.

Na Saúde, o orçamento cresceu 103% e Piau destacou a entrada em funcionamento do Hospital Regional, único dos nove construídos no Estado que está em atividade. Foram priorizados projetos da área de atenção à saúde mental, saúde bucal (premiada entre as melhores de Minas), prevenção e tratamento à hipertensão e diabetes. Foi implantado o prontuário eletrônico, nove unidades de saúde foram construídas e outras quatro serão entregues. A saúde animal também recebeu muito investimento, como três Castramóveis e o laboratório de saúde animal.

O projeto Cidade Vigiada, criado pela Codiub – Inteligência Digital, com a instalação de 120 câmeras em toda a cidade, também foi apresentado aos participantes da reunião.

No Desenvolvimento Social, Piau apresentou, entre outras ações, o atendimento a mais de cinco mil moradores de rua e a conquista da sede própria para a Secretaria.

Vários eventos esportivos foram realizados em Uberaba, além da criação do Centro de Iniciação Esportiva, no Bairro Beija-Flor, 45 quilômetros de ciclofaixas foram implantadas e 59 academias ao ar livre instaladas. Atletas de Uberaba tiveram atendimento médico e mais de 120 cirurgias foram realizadas.

Projetos culturais promoveram artistas locais, como os eventos da Concha Acústica. Foram criadas as Orquestras Municipal e a Jovem. A Feti atendeu a mais de 12 mil jovens e desses, mais de três mil foram para o mercado de trabalho. A Fundação agora tem sede própria.

Piau mostrou o trabalho de revitalização de importantes trechos urbanos e a instalação da iluminação em led, atualmente em aproximadamente 70% da Cidade. Construção de novos eixos urbanos e a realização de mais de 160 obras de canalização foram demonstradas.

Nos oitos anos de gestão de Paulo Piau, acontece a conclusão do BRT, com os terminais Leste/Oeste/Sudeste e Sudoeste. O prefeito demonstrou, também, que hoje Uberaba conta com 99% do esgoto tratado e coletado.

Foram demonstradas realizações na agricultura, com o apoio à agricultura familiar. E no meio ambiente, Uberaba é uma das poucas cidades que podem emitir licença ambiental.

No setor de desenvolvimento, mais de R$ 4 bilhões foram conquistados em investimentos com a geração de 18 mil empregos. Um dos destaques foi a implantação da Cervejaria Petrópolis, que investiu mais de R$ 1,2 bilhão.

“Fiz questão de fazer esta prestação de contas às nossas entidades que foram parceiras da Administração, pois ninguém trabalha sozinho. E as parcerias que nós estabelecemos foram importantes para diversas conquistas. Quero agradecer a todos os nossos parceiros e aos uberabenses por esses oito anos à frente da Prefeitura de Uberaba”, frisou Paulo Piau.

Fotos: André Santos

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.