Prefeitura de Uberaba abre novos caminhos para incentivo com aprovação da Lei Municipal de Inovação

A Lei 282/2019, que dispõe sobre a concessão de incentivos a ambientes de inovação, atividades tecnológicas e ações de inovação no Município de Uberaba, foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal nesta segunda-feira. Por meio dela, a Prefeitura estabelece medidas de incentivo às atividades científicas, tecnológicas e de inovação realizadas pelas entidades públicas e privadas e cidadãos estabelecidos ou domiciliados no Município, visando a promover o desenvolvimento econômico, social, ambiental e melhor qualidade de vida para a sociedade uberabense.

Para a realização dos objetivos da lei, foram instituídos o Sistema Municipal de Inovação (SMI) e o Conselho Municipal de Inovação (CMI), além do Fundo Municipal da Inovação (FMI). De acordo com a gestora do Parque Tecnológico de Uberaba, Raquel Resende, a nova lei é um passo fundamental para que a inovação seja impulsionada no Município por meio de políticas públicas que seguem as tendências mundiais. Além dela, acompanharam a votação o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Fúlvio Ferreira, e o assessor jurídico Fábio Maciotti.

“O conceito de inovação, de forma geral, explora uma ideia rumo ao sucesso mercadológico, trazendo inúmeros benefícios para a sociedade. E com o incentivo adequado queremos fomentar ainda mais um canal aberto de diálogo entre empresas, instituições acadêmicas e de pesquisa e o poder público, fortalecendo o que chamamos de tríplice hélice. Este instrumento legal muda a nossa realidade”, analisou Raquel Resende. A gestora agradeceu a presença do Comitê Gestor do Ecossistema de Inovação de Uberaba durante a votação da Lei, e destacou a atuação do legislativo no entendimento da importância da lei votada nesta segunda-feira.

O secretário José Renato Gomes destaca que, com a aprovação da Lei, o Município também inova com visão de futuro e o reconhecimento da importância da inovação para uma sociedade com mais qualidade de vida. “O prefeito Paulo Piau sempre faz questão de destacar que Uberaba é uma cidade inovadora, lembrando seu pioneirismo desde a evolução da genética bovina do gado Zebu. Fomos considerados em 2017, pela ABStartups, a sexta cidade em eficiência na geração de Startups no Brasil, e Inovação é um dos pilares que movem a atual gestão. Inovação significa atração de novos investimentos, mais empregos, mais geração de conhecimento e mais geração de renda para nossa população”, concluiu.

Fotos: Rodrigo Garcia/Câmara Municipal de Uberaba

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.

Obrigado, Caros Leitores!

Nós da família do Luiz Renato Rodrigues da Cunha vimos através deste canal “Em Todas” agradecer a todos que procuravam diariamente se informar e compartilhar as matérias divulgadas pelo nosso saudoso colunista.

Agradecemos também o carinho demonstrado sempre ao nosso blogueiro imortal.

Foram anos de fidelidade, respeito e interatividade!

Sabemos que ele exerceu com brilhantismo sua capacidade de informar com transparência e imparcialidade, transmitindo alegria e entretenimento a seus leitores.

Chegou a hora de dar um até breve e jamais um adeus, pois acreditamos que um dia estaremos novamente com nosso ente querido.