Prefeitura de Uberaba lança programação cultural do “Natal 200 anos”

A partir desta segunda-feira (14) teve início a programação do “Natal 200 Anos” da Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural “Professor Antônio Carlos Marques”, com várias atrações. Na realização dos eventos serão mantidos todos os cuidados para evitar aglomerações e  respeitando todas as normas do Decreto nº 6305/2020.

Segundo o presidente interino da FCU, Marcelo Palis de Vasconcelos, “a intenção desde o início foi propiciar um pouco de alegria nesse ano difícil que tivemos. Como somos representantes de uma Cultura virada exclusivamente ao bem, solicitei para que pudéssemos atender a todas as áreas da cidade que envolve os fomentos culturais, sem medir esforços”, destacou.

O primeiro evento foi a entrega da chave da Cidade pelo prefeito Paulo Piau ao Papai Noel no saguão do Centro Administrativo “Ataliba Guaritá Neto”, numa parceria entre a Prefeitura de Uberaba e a Câmara de Dirigentes Lojistas, representada pelo presidente Ângelo Crema Marzola. Em sua fala o Papai Noel destacou a esperança de vencer essa pandemia, a responsabilidade de levar alegria aos uberabenses no final de um ano muito difícil.

Na ocasião, o chefe do Executivo destacou que, a entrega das chaves da cidade ao Papai Noel é um simbolismo bastante apropriado, sendo a oitava vez que acontece essa entrega. “A sensação é de agradecimento ao povo de Uberaba por ter confiado a mim essa responsabilidade de dirigir a nossa cidade, nesses anos que foram difíceis para a Prefeitura, mas também para o empresariado e o trabalhador”, destacou. Para Piau o segmento comercial foi um dos que melhor atendeu às regras de combate ao coronavírus.

A programação continua, no próximo dia 17 (quinta-feira) quando acontece a gravação do Especial de Natal “Vozes Gregorianas” às 19h na Capela Nossa Senhora das Dores. O espetáculo será transmitido pelo Youtube no Canal Cultura Uberaba da FCU, a partir das 19h do dia 24 de dezembro.  Segundo o chefe da Seção de Promoção de Eventos, Lucas Pedroso “Uberaba é uma das únicas quatro cidades de Minas Gerais a terem um coral gregoriano sendo acompanhado apenas por Ouro Preto, Caeté e Belo Horizonte. Estão preparando um repertório bastante rico com músicas medievais, sob a regência do maestro João Ribeiro”, salientou.

Ainda na véspera de Natal, dia 24 de dezembro, no Canal Cultura Uberaba acontece a apresentação virtual especial do Coral “Cidade de Uberaba” sob a regência da maestrina Marly Gonçalves.

Na sexta-feira (18) às 18h no Coreto da Praça Rui Barbosa será apresentado o “Circo de Natal” com apresentação circense com os oficineiros do Circo do Povo.

Às 19h haverá apresentação do Show de Harpa Mágica com músicas natalinas executadas pelo harpista Waldir Soares tendo como convidado especial Mário Baez, vocalista da Banda Los Latinos. Às 20h na Feira Gastronômica da Praça Dom Eduardo será apresentado Sambas de Natal pelo “Odarabamba”.

No sábado (19) a festa será na Feirarte da Praça Dr. Jorge Frange a partir das 20h com o cantor Niltinho Paiva e Sarau de poemas de Natal, com professores e alunos do Curso de Letras da UFTM. Os oficineiros do Circo do Povo também estarão lá a partir das 21h.

Em todos os eventos o Papai Noel e as Noeletes estarão presentes para fazer fotos com as crianças, sempre com máscara e seguindo as recomendações do Decreto vigente. 

No dia 20 (domingo) haverá Missa em Ação de Graças a toda Equipe Administrativa da Prefeitura, na Igreja de São Domingos e a apresentação do Coral Vozes Gregorianas. “Em razão da pandemia haverá limitação de 60 pessoas”, destacou Pedroso. 

Vale lembrar que a Prefeitura de Uberaba já instalou em todos os locais onde haverá eventos a decoração de Natal, que se estende por 21 praças e 12 rotatórias de vários bairros e iluminação em diversos prédios públicos e históricos. Além disso, Uberaba tem duas árvores flutuantes nos lagos do Parque das Acácias (Piscinão) e do Paço Municipal (localizado no Complexo de Esporte e Lazer Professor Murilo Pacheco de Menezes).  

Fotos: André Santos

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.