Prefeitura de Uberaba – Nota – Casos suspeitos de doença pelo Coronavirus

A Secretaria Municipal de Saúde investiga possíveis casos de Doença pelo Coronavírus no município de Uberaba.

Nas primeiras horas do dia 27 de fevereiro de 2020 (quinta-feira), a Unidade de Pronto Atendimento – UPA – do Mirante registrou a notificação de dois casos suspeitos de Doença pelo Coronavírus 2019 (COVID-19).

No atendimento, adotaram-se todas as medidas preventivas contra a transmissão.

Tomadas as providências iniciais, inclusive proteção aos usuários e equipes que estavam no local, por volta das 9h30 aconteceu o transporte do primeiro paciente e 40 minutos depois do segundo paciente sob acompanhado do médico Thiago Ferreira Borges responsável técnico das UPAS ao Hospital Regional.

No HR foram coletadas amostras de sangue e swab (secreções bucais) e realizados testes de rotina para vírus respiratórios comuns e o exame específico para SARS-CoV2 (RT-PCR, pelo protocolo Charité), conforme preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Os exames laboratoriais de rotina (hemograma completo, ureia e creatinina/função renal, eletrólitos) e raio x  de tórax não apontaram anormalidades.

Os pacientes permanecem em isolamento no HR em espaço apropriado e chancelado pela Vigilância Sanitária, enquanto aguarda-se a confirmação ou a exclusão da(s) suspeita(s) de contaminação pelo novo coronavírus.

As amostras coletadas foram repassadas à Regional de Saúde para serem transportadas e analisadas pela Fundação Nacional Ezequiel Dias (Funed) em Belo Horizonte.

Trata-se de uma pessoa do sexo feminino de 35 anos que esteve em recente viagem ao norte da Itália e de um jovem do sexo masculino com 18 anos de idade. Ambos procuraram espontaneamente o atendimento médico.

A mulher apresentava febre baixa, tosse seca, dor de garganta e diarréia. O rapaz relatou febre anterior (mas estava afebril no momento da consulta), diarréia e tosse seca. Nenhum dos dois tem diagnóstico de doença de base.

Os pacientes relataram que passaram o fim de semana em um rancho com outras seis pessoas. Todas já foram identificadas e estão sendo avaliadas na UPA do Mirante.

Tão logo haja resultados a Secretaria Municipal de Saúde divulgará o laudo final das investigações. A Pasta recomenda cautela sobre quaisquer informações que não sejam as oficiais, uma vez que ainda não há confirmação, mas sim casos suspeitos.

O Município trata o assunto com total transparência, está atento e preparado para lidar com a situação. Ainda na quarta-feira (26) foi traçado plano estratégico específico ao se confirmar o primeiro caso da doença no País. Atenção foi redobrada ante aos casos suspeitos em Franca, Ribeirão Preto e Barretos no interior paulista e na vizinha Uberlândia.

Enfim, todas as providências foram tomadas pelo Município através dos técnicos da Secretaria de Saúde e das UPAs gerenciadas pela Funepu dentro protocolo clínico, epidemiológicos e de gestão do Ministério da Saúde frente ao plano contingencial de combate à transmissão do vírus.

À tarde, o secretário de Saúde, Iraci Neto manteve reunião com todos infectologistas da Rede Pública e Privada cidade para, dentro da experiência médica, especificar e reforçar medidas para o dia a dia. Nota técnica foi elaborada.

Fotos: André Santos

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.

Obrigado, Caros Leitores!

Nós da família do Luiz Renato Rodrigues da Cunha vimos através deste canal “Em Todas” agradecer a todos que procuravam diariamente se informar e compartilhar as matérias divulgadas pelo nosso saudoso colunista.

Agradecemos também o carinho demonstrado sempre ao nosso blogueiro imortal.

Foram anos de fidelidade, respeito e interatividade!

Sabemos que ele exerceu com brilhantismo sua capacidade de informar com transparência e imparcialidade, transmitindo alegria e entretenimento a seus leitores.

Chegou a hora de dar um até breve e jamais um adeus, pois acreditamos que um dia estaremos novamente com nosso ente querido.