Prefeitura de Uberaba realiza novo LIRAa entre os dias 14 e 18 de outubro

Levantamento ajuda a direcionar trabalhos do Departamento de Zoonoses contra as arboviroses 

A Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias da Secretaria de Saúde, realiza o segundo Levantamento de Índice Rápido de Infestação do aedes aegypti (LIRAa) de 2019 entre os dias 14 e 18 de outubro. O levantamento ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito e consequentemente, alerta sobre os possíveis pontos de surto das arboviroses.

Cerca de 140 agentes de combate a endemias (ACEs) trabalharão das 7 horas às 13h40, de segunda a sábado, na vistoria de 6.313 imóveis de Uberaba, divididos em 16 estratos. De acordo com a chefe do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, Lara Rocha Batista, a participação da população, recebendo os agentes, é importante para a realização do levantamento. “Precisamos desse diagnóstico da situação do município para nos prepararmos para o próximo período de chuvas, além de a própria população tomar conhecimento da incidência do mosquito em seu bairro e poder se prevenir das arboviroses ”, destaca Lara.

O primeiro LIRAa do ano foi realizado em janeiro, em que o índice de infestação do município foi de 4,26%. Segundo Lara, o LIRAa que estava programado para abril não foi realizado devido ao período crítico de dengue em todo o Estado. “Foi priorizada a continuação dos serviços domiciliares, devido à situação atípica enfrentada este ano”, explica a chefe do Departamento.

 O LIRAa –  Trata-se de metodologia de trabalho em que o município é dividido em estratos, cada um contendo de 9 a 12 mil imóveis.  Os quarteirões são selecionados por um programa de computador, o qual indica quantos e quais quarteirões serão trabalhados. Em cada quarteirão, são pesquisados um a cada cinco imóveis. Os estratos com índices de infestação predial inferiores a 1%, não apresentam risco. Já aqueles com índice de infestação entre 1% e 3,9% são considerados em situação de alerta. Considera-se o risco de surto de dengue quando o índice de infestação é maior que 4% dos imóveis pesquisados.

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Uberaba

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.