Prefeitura vai lançar plataforma online para apoiar os empreendedores de Uberaba

Uberaba terá, em breve, plataforma exclusiva de e-commerce para os empreendedores locais, com acesso gratuito. Sob iniciativa da Prefeitura de Uberaba, com parceria da Codiub e apoio do Sebrae, o lançamento da fase de implantação foi feito nesta terça-feira (28) pelo prefeito Paulo Piau e pelo Grupo de Trabalho de Apoio ao Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP).  Eles se reuniram com representantes de entidades de classe, associações comerciais e sindicatos de diversos segmentos, que serão parceiros na captação dos empreendedores e lojistas de seus segmentos.

O aplicativo Mebox foi criado pela Startup Code Square, que apresentou a ferramenta durante o lançamento. Nele, os lojistas vão conseguir gerenciar seus negócios e inserir produtos, fotos e preços. A plataforma será disponibilizada tanto como aplicativo quanto por aplicação via web, sendo possível acessar via computador. A fase de implantação será de cadastramento das empresas, com a parceria das entidades de classe, e em seguida o Mebox será lançado oficialmente para acesso dos clientes, em data ainda a ser divulgada.

O prefeito Paulo Piau explicou que a plataforma apresentada é o início de um trabalho significativo que vai conectar clientes e empreendedores para a compra em e-commerce. “A iniciativa surgiu do Grupo de Trabalho juntamente com as entidades de classe para que possamos oferecer esta ferramenta aos pequenos empreendedores que, sozinhos, não conseguiriam criar uma plataforma como esta. O e-commerce já representava cerca de um terço das vendas no mundo, e é um caminho que não tem mais volta, por isso será importante não apenas no período de pandemia, mas também para quando a situação voltar ao normal”, comentou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), José Renato Gomes, declarou que a Prefeitura tem grande preocupação com os pequenos negócios. “Os maiores possuem mais condições de trabalhar e fazer sua divulgação, mas a preocupação do prefeito Paulo Piau é, principalmente, com os pequenos comerciantes, aqueles que estão nos bairros e precisam do apoio do poder público e das entidades, além dos consumidores. Portanto, o Mebox visa a atender, principalmente, os pequenos negócios. É muito importante que todos os uberabenses fiquem atentos e apoiem quando a plataforma entrar em operação”, ressalta José Renato.

Plataforma foi viabilizada pela Codiub

A Codiub – Inteligência Digital foi responsável por viabilizar a plataforma na parte tecnológica, celebrando contrato de parceria com a Code Square. O presidente, jornalista Denis Silva, ressaltou a importância dessa iniciativa. “A gente sabe que os pequenos lojistas não têm acesso direto a grandes plataformas e esta é uma forma barata de expor os produtos deles. A Sedec trouxe esta parceria, estudamos a plataforma, sugerimos algumas adaptações e deu tão certo que em uma semana conseguimos fechar. Vamos oferecer um produto de grande qualidade”, garante.

Ferramenta para todos – O CEO da Code Square, TassyoTchesco, esteve presente e detalhou às entidades presentes todas as funcionalidades e o funcionamento operacional da ferramenta, mostrando as telas, operações e como é a atuação de cada parceiro. O momento também foi de interatividade, permitindo que todos pudessem perguntar e sanar dúvidas.

Segundo Denis, “a criação da plataforma Mebox passa por um processo que conta com estudo do que são as necessidades tanto dos pequenos, quanto dos médios e grandes empresários. O Mebox é para todos, independente se é atacado ou varejo, e sem restrição de segmentos. Lojas, empreendedores individuais e até pessoas que trabalham informalmente podem utilizar a plataforma, para que tenham um marketplace de vendas para a cidade”.

Próxima etapa – De acordo com Anne Roy Nóbrega, que integra o Grupo de Trabalho de Apoio ao Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP), a implantação do Mebox seguirá agora para o alinhamento de estratégias operacionais com os parceiros. “Estamos criando um grupo de trabalho interno que conta com todas as entidades parceiras, justamente para traçar as estratégias de cadastramento e de captação dos empreendedores. Quem não é associado a entidades terá o apoio da Sala Mineira do Empreendedor”, explica ela.

Outra questão será o alinhamento de estratégias de comunicação e marketing da ferramenta. Anne explica que a comunicação envolverá os parceiros e que todas as informações sobre cadastramento e como utilizar o Mebox serão em breve amplamente divulgadas. “A plataforma será de acesso gratuito e somente contará com taxa usual do serviço bancário que operacionaliza o pagamento por cartão e a entrega, abaixo das porcentagens geralmente praticadas no mercado em outros aplicativos”, encerrou.

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Uberaba

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.