Presidente Michel Temer recebe no Palácio do Planalto prefeito de Uberaba e deputados para tratar Planta de Amônia

Em reunião ocorrida hoje (24), em Brasília (DF), no Palácio do Planalto, com o presidente da República, Michel Temer, o prefeito Paulo Piau externou sua preocupação pelo anúncio da Petrobras, de venda em leilão dos equipamentos da Planta de Amônia de Uberaba (UFN-5) da Petrobrás. Mediante todo material apresentado, ofício e informações trocadas pelo presidente, equipe ministerial e comitiva uberabense, Temer determinou que os ministros entrassem no processo para verificar a situação junto a Petrobras, conforme revela Piau.

“Lembramos ao presidente que ele mesmo nos colocou em contato com o presidente da Petrobras, Pedro Parente, justamente para solicitamos a venda conjunta dos ativos. Assim como estão fazendo com as unidades de Araucária (PR) e Três Lagoas (MS), a de Uberaba tem que estar junto. Os investidores querem uma atividade e não venda individual e isto prejudica Uberaba”, afirmou Piau.

Participaram da reunião, além do prefeito, os ministros Eliseu Padilha (Chefe da Casa Civil), Moreira Franco (Chefe da Secretaria Geral da Presidência) e Antonio Imbassahy (Chefe da Secretaria de Governo), os deputados federais, Marcos Montes e Aelton Freitas, o presidente do Poder Legislativo, Luiz Humberto Dutra, o Presidente do Sindicato Rural, Romeu Borges, o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas, Fúlvio Ferreira, o presidente da FIEMG/Uberaba, Altamir Rosô, Sinfrônio da Silva Júnior, presidente da Câmara de Comércio Indústria Brasil Moçambique e representantes da Fundação Getúlio Vargas, que está atuando na busca de investidores para o projeto.

Piau informou também que o presidente se mostrou surpreso com a decisão da Petrobras. Para o município, avalia Piau, esta decisão é equivocada e é preciso proteger o ativo público e garantir que o projeto seja viabilizado pela iniciativa privada.

O líder do PSD na Câmara, deputado federal majoritário em Uberaba e no Triângulo Mineiro, Marcos Montes, diz que a paralisação das obras da planta de amônia de Uberaba, e consequente adiamento do projeto do gasoduto, têm um impacto que vai muito além de Uberaba. Segundo ele, trata-se de uma pauta que interessa a todos os mineiros em especial, e ao Brasil de um modo geral.  “O prefeito Paulo Piau é um homem de visão, um político comprometido com o desenvolvimento, e sei que ele não vai desistir desta e de outras lutas enquanto existir um mínimo de esperança. Estou à disposição do prefeito para levarmos os anseios de Uberaba onde se fizer necessário ” diz Marcos Montes, que, a pedido do prefeito, intermediou a audiência com Michel Temer.

Piau afirmou que solicitou ao presidente que interrompa o leilão e junte as vendas dos ativos de todo segmento de fertilizantes da empresa. Ele disse ainda, que paralelamente a Procuradoria Geral da República, por meio do procurador Thales Messias Pires Cardoso, se reuniu com representantes do município, Procurador Paulo Salge, secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato e a adjunta Anne Roy, ontem, dia 23, discutindo a questão e já encaminhou solicitações de informações, no sentido de resguardar o bem público.

“Não queremos briga, mas sim garantir que esse processo continue e que beneficie Uberaba. Tem muito dinheiro público envolvido e temos que verificar com toda clareza. E se houver prejuízo temos que saber quem vai pagar. E o promotor está no caminho correto de fazer todas as verificações”, finalizou.

Foto: Marcos Corrêa

 

 

 

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.

Obrigado, Caros Leitores!

Nós da família do Luiz Renato Rodrigues da Cunha vimos através deste canal “Em Todas” agradecer a todos que procuravam diariamente se informar e compartilhar as matérias divulgadas pelo nosso saudoso colunista.

Agradecemos também o carinho demonstrado sempre ao nosso blogueiro imortal.

Foram anos de fidelidade, respeito e interatividade!

Sabemos que ele exerceu com brilhantismo sua capacidade de informar com transparência e imparcialidade, transmitindo alegria e entretenimento a seus leitores.

Chegou a hora de dar um até breve e jamais um adeus, pois acreditamos que um dia estaremos novamente com nosso ente querido.