Secretaria de Agronegócio e IFTM oferecem Curso de Galinha Caipira aos produtores de São Basílio

 

Paralelo a construção do Mini Abatedouro de Aves, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio – Sagri e o IFTM – Instituto Federal do Triângulo Mineiro estão oferecendo aos produtores de São Basílio Curso de Galinha Caipira.

Neste sábado, 02 de setembro, serão ministradas aulas do segundo módulo do curso. Ao todo, 25 pessoas participam do treinamento em salão da Associação dos Produtores de São Basílio. O conteúdo, aplicado pelo veterinário Ronald de Lucca, inclui os manejos de engorda e produção, sanidade, nutrição, raças, legislação, tipos de criação e bioseguridade.

A proposta do Curso de Zootecnia do IFTM ressalta a professora Miriam Silvania Sousa, é de capacitar os produtores da agrovila na produção de frango caipira. “Hoje, quase todos trabalham com hortifrutigranjeiros. Com a criação de frangos eles vão ampliar as fontes de renda em seus sítios,” destaca ela, apontando que o módulo final será com aula prática.

A professora Miriam, que também é coordenadora do Núcleo de Apoio a Agricultura Familiar – NAAF informa que após este primeiro curso, será oferecido um segundo especificamente sobre Abate e Manipulação de Carne de Frango. Este treinamento, também oferecido pelo IFTM, será dirigido pelo professor Lucas Arantes Pereira, com doutorado pelo Colorado State University nos EUA.

Ainda sobre o curso de Galinha Caipira, a ideia ressalta o professor Ronald de Lucca é de que cada produtor implante criatório para até 400 aves, tudo dentro da legislação e com alimentação controlada e balanceada. Ele explica que o frango deverá ser criado solto em pastos por período de 70 dias. Com isto, frisa Lucca, será possível colocar no mercado um produto diferenciado no que tange a textura, uma carne macia e, organolépticos.

De acordo com o diretor de Produção Agropecuária da Sagri, José Geraldo Celani, o mini abatedouro deverá entrar em operação no começo do primeiro semestre de 2018. “A escala de produção terá como teto inicial, 300 frangos abatidos por dia, seja de produtores de São Basílio ou prestação de serviços para outras comunidades,” relata. O diretor enfatiza que o objetivo é de transformar São Basílio numa referencia na criação e abate de frango caipira, para depois, também através da agricultura familiar, estender para outras agrovilas do município de Uberaba.

 

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.

Obrigado, Caros Leitores!

Nós da família do Luiz Renato Rodrigues da Cunha vimos através deste canal “Em Todas” agradecer a todos que procuravam diariamente se informar e compartilhar as matérias divulgadas pelo nosso saudoso colunista.

Agradecemos também o carinho demonstrado sempre ao nosso blogueiro imortal.

Foram anos de fidelidade, respeito e interatividade!

Sabemos que ele exerceu com brilhantismo sua capacidade de informar com transparência e imparcialidade, transmitindo alegria e entretenimento a seus leitores.

Chegou a hora de dar um até breve e jamais um adeus, pois acreditamos que um dia estaremos novamente com nosso ente querido.