Secretaria de Saúde de Uberaba anuncia que UPAs terão Farmácias para distribuição de medicamentos

UPAs terão Farmácia para distribuição de medicamentos e receitas passarão a valer 180 dias para remédios de uso contínuo

A partir do dia 02 de janeiro de 2018, pacientes que passarem pelas UPAs conseguirão sair da unidade já com medicamentos em mão. Tanto a UPA São Benedito quanto a UPA Parque do Mirante passarão a contar com Farmácia Básica para atender os usuários da rede pública de saúde do município em horários especiais. As mudanças foram apresentadas nesta quinta-feira (07) pelo secretário de Saúde, Iraci Neto, equipe e representantes da Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu), que gere as duas Unidades de Pronto Atendimento de Uberaba.

As Farmácias irão funcionar de segunda a sexta-feira das 18h às 22h, enquanto sábados, domingos e feriados o atendimento será das 07h às 19h. Estarão disponíveis antimicrobianos sistêmicos e tópicos, analgésicos e antitérmicos, antialérgicos, anti-inflamatórios, sais para reidratação oral, anti-helmínticos, entre outros medicamentos. O custeio operacional das Farmácias gira em torno de R$10 mil reais por mês, com o pessoal sendo disponibilizado pela Prefeitura de Uberaba, com insumos já incluídos nas compras tanto da PMU quanto da Funepu.

De acordo com Iraci, as UPAs atendem cerca de 22 mil pessoas por mês, e a expectativa do impacto assistencial dessa mudança é de cerca de 50% desse total. “Devido o volume de pessoas que procuram as UPAs, são cerca de 13 mil pessoas por mês que saem da unidade com receita médica e na maioria das vezes, finais de semana e após as 18h, com as Unidades Básicas e a Assistência Farmacêutica fechada, o usuário não tem onde procurar esse medicamento. Então tem um impacto muito positivo e que vai dar uma celeridade na qualidade da assistência, das pessoas que saem das UPAs já terem esse medicamento de pronto para uso”, esclarece o secretário de Saúde.

Ainda buscando amenizar as demandas das Unidades Básicas de Saúde, uma portaria será publicada nos próximos dias para estender o prazo de validade das receitas médicas de 90 dias para 180 dias. “A troca de receitas de uso contínuo gera uma demanda muito grande das UBSs com relação a consultas apenas para troca de receita. Com isso, vamos desafogar a demanda de cerca de 15 mil pessoas que buscam as unidades apenas para troca de receitas”, ressalta Iraci.

O secretário de Saúde aproveitou também para divulgar a preparação para um Mutirão pré-Natalino contra a Dengue, a ser realizado em parceria com outras secretarias e empresas do setor privado, para movimentar a cidade e conscientizar sobre os cuidados com as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. “Vamos agir antes do Natal para trabalhar a sensibilidade das pessoas, principalmente porque há uma preocupação para janeiro e fevereiro de uma possível epidemia no Estado, então precisamos mobilizar toda a população para cuidar dentro das casas. Será uma ação rápida e dinâmica”, destaca Iraci. Entre algumas das parcerias já confirmadas, estão a FETI, a Câmara, a Cohagra e Secretaria de Serviços Urbanos.

Foto: Neto Talmeli

 

 

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.