Uberaba – Apae comemora Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

A exposição será na Galeria Rachel Machado 

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae realizará a partir de amanhã (20) exposição de fotografia na Galeria de Arte Rachel Machado, anexa à Fundação Cultural de Uberaba. A mostra faz parte da comemoração da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla que acontece todos os anos no período de 21 a 28 de agosto. O objetivo é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.

De acordo com a coordenadora do projeto, a pedagoga Marineia Fernandes, neste ano a fotografia foi escolhida para mostrar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos da instituição. “A nossa biblioteca é usada para expor os trabalhos artísticos das crianças. No ano passado, expusemos desenhos e pinturas. Nesse ano, também focado na inclusão social, vamos mostrar a Apae através de fotografia na Fundação Cultural, que foi muito receptiva. As fotos foram feitas por um aluno com a orientação da fotógrafa Renata Miziara. Ela também deu curso aos alunos”, esclareceu.

‘Olhar dos Anjos II – Um clique na Apae’, apresentará fotos dos alunos desenvolvendo a arte. Para a professora e também coordenadora Jane Brito Rose de Carvalho, a dinâmica ofereceu autonomia para os envolvidos. “Eles puderam mostrar o que sabem e gostam de fazer, seus talentos e habilidades. Nós pensamos no Leonardo de Oliveira Persílio, (29) que mostrou habilidade para fotografar. Ele recebeu também a ajudada do nosso fotógrafo Rodrigo Santos Borges”, disse.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla se tornou lei. Foi sancionada em 26 de dezembro de 2010. O Brasil tem hoje 2.201 Apae’s e entidades filiadas, coordenadas por 24 Federações Estaduais, abrangendo todos os estados para atender diariamente cerca de 250 mil pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

A Apae é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos de direito privado, responsável pelo atendimento de pessoas desde o nascimento até o fim da vida.

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Uberaba

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.

Obrigado, Caros Leitores!

Nós da família do Luiz Renato Rodrigues da Cunha vimos através deste canal “Em Todas” agradecer a todos que procuravam diariamente se informar e compartilhar as matérias divulgadas pelo nosso saudoso colunista.

Agradecemos também o carinho demonstrado sempre ao nosso blogueiro imortal.

Foram anos de fidelidade, respeito e interatividade!

Sabemos que ele exerceu com brilhantismo sua capacidade de informar com transparência e imparcialidade, transmitindo alegria e entretenimento a seus leitores.

Chegou a hora de dar um até breve e jamais um adeus, pois acreditamos que um dia estaremos novamente com nosso ente querido.