Uberaba – Biblioteca completa 112 anos e comemorações começam nesta terça-feira

Do porão do prédio do Paço Municipal – atualmente a Câmara de Vereadores de Uberaba – à sede própria, na rua Alaor Prata, a Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães completa 112 anos no dia 8 de abril, com muitas histórias para compartilhar entre os leitores.

No início das atividades, em 1909, seu acervo era de aproximadamente 2 mil livros, e hoje gira em torno de 68 mil exemplares de obras de ficção, romances, biografias, artes, entre outros inúmeros gêneros literários.

Além disso, desde os anos 2000, a Biblioteca foi inserida no universo digital, um aliado, especialmente no último ano, em função da pandemia do novo coronavírus. O meio remoto, aliás, será usado para as comemorações dos 112 anos deste espaço de difusão da leitura e do livro, da arte e do compartilhamento de ideias.

Chefe do Departamento de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Educação, Taciana Marques Mendes Peçanha contou que a equipe organizou uma diversificada programação cultural, visando fomentar o gosto pela leitura e promover a aproximação entre a comunidade e a Biblioteca.

A abertura das atividades comemorativas será amanhã (6), a partir das 16h, por meio de uma live com o tema “Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães: 112 anos de cultura, conhecimento e informação”. A secretária de Educação, professora Sidnéia Zafalon, fará a abertura do evento seguido de bate-papo sobre biblioteca, livros e literatura, com o escritor Renato Muniz Barreto de Carvalho.

As comemorações prosseguirão ao longo do mês, em atividades virtuais, que incluem sarau cultural, contação de histórias, oficina de criatividade, dicas literárias e muito mais.

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Uberaba

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.

Obrigado, Caros Leitores!

Nós da família do Luiz Renato Rodrigues da Cunha vimos através deste canal “Em Todas” agradecer a todos que procuravam diariamente se informar e compartilhar as matérias divulgadas pelo nosso saudoso colunista.

Agradecemos também o carinho demonstrado sempre ao nosso blogueiro imortal.

Foram anos de fidelidade, respeito e interatividade!

Sabemos que ele exerceu com brilhantismo sua capacidade de informar com transparência e imparcialidade, transmitindo alegria e entretenimento a seus leitores.

Chegou a hora de dar um até breve e jamais um adeus, pois acreditamos que um dia estaremos novamente com nosso ente querido.