Uberaba – Biblioteca ganha novo e moderno sistema operacional

A Biblioteca Pública Bernardo Guimarães prepara reabertura ao público em junho, com um diferencial que promete revolucionar o atendimento: a implantação do novo e moderno Sophia Biblioteca, software de gerenciamento de acervos, que dará mais agilidade aos atendimentos.

Chefe do Departamento de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Taciana Marques Mendes Peçanha contou que o processo de migração do acervo para o novo software foi concluído recentemente.

“Foram migrados os acervos de todas as bibliotecas municipais, incluindo as de bairro e do Cemea, algo em torno de 90 mil exemplares. Também migramos os conteúdos multimeios, como CDs e DVs”, informou Taciana, acrescentando que o novo software de gerenciamento configura mais qualidade e agilidade no atendimento.  

Chefe da Seção de Referência, Processamento Técnico e Desenvolvimento de Acervos, Adilson Mello Sepúlveda citou a reserva de livros como uma das vantagens do novo sistema operacional.

“O software anteriormente utilizado pela biblioteca permitia somente consultar a disponibilidade da publicação, não a reserva. Agora o usuário poderá reservar e, posteriormente, buscar o exemplar”, explicou Adilson, um dos dois bibliotecários da rede que estão fazendo a capacitação para operar o Sophia.

Mas para ter acesso às publicações é necessário ter o cadastro junto à biblioteca. Para tanto é preciso apresentar um documento oficial com foto, uma fotografia ¾ e comprovante de endereço.

“Nossa programação é abrir a biblioteca em junho após a capacitação da equipe. Uma vez abertas as portas, funcionaremos de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas”, destacou Taciana. Até lá, ela tranquiliza os usuários da biblioteca que estão com exemplares e ainda não os devolveram, já que o prédio está fechado: “Não vamos cobrar multas por atraso, mas assim que abrirmos, teremos enorme prazer em receber os usuários para as devoluções e também para levar outros exemplares”.

A reabertura da Biblioteca Pública Bernardo Guimarães será feita de acordo com as normas de prevenção à Covid-19, com limitação de entrada de 20 pessoas no prédio, sendo permitido somente o estudo individual. O espaço vai oferecer álcool em gel, entre outras medidas de segurança, finalizou Taciana.

Foto: Divulgação

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.

Obrigado, Caros Leitores!

Nós da família do Luiz Renato Rodrigues da Cunha vimos através deste canal “Em Todas” agradecer a todos que procuravam diariamente se informar e compartilhar as matérias divulgadas pelo nosso saudoso colunista.

Agradecemos também o carinho demonstrado sempre ao nosso blogueiro imortal.

Foram anos de fidelidade, respeito e interatividade!

Sabemos que ele exerceu com brilhantismo sua capacidade de informar com transparência e imparcialidade, transmitindo alegria e entretenimento a seus leitores.

Chegou a hora de dar um até breve e jamais um adeus, pois acreditamos que um dia estaremos novamente com nosso ente querido.