Uberaba – Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães comemora 110 anos de Leitura

Nesta segunda-feira 8 de abril, a Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães comemora 110 anos, com uma semana recheada de atividades culturais. A abertura aconteceu às 7h30, com a presença do prefeito de Uberaba Paulo Piau e a secretária de Educação Silvana Elias. A cerimônia simbólica homenageou os frequentadores que mais leram livros em 2018 e, logo depois, o professor José Maria Madureira fará apresentação. Alunos de diversas escolas municipais, estaduais e particulares foram convidados para um bate-papo com o escritor Tiago de Melo.

No período da tarde, houve o ‘Biblioteca Viva’, um projeto com oficinas de criatividade, contação de histórias, pintura facial, blibliotur e sessão de cinema. Essas atividades acontecem durante toda a semana, alternadamente de manhã e à tarde.

Helione Dias, diretora do Departamento de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Educação enfatiza que a comemoração simbólica foi programada com a intenção de promover o local, como um espaço acessível e gratuito para o acesso à educação e cultura.

Para ela, o momento é de chamamento para que todos visitem a Biblioteca Pública Municipal, seja no Centro ou nas Bibliotecas de Bairro, para que se formem mais leitores. “São muitas possibilidades de se despertar o gosto para a leitura quando um jovem ou um adulto chega a um lugar como esse, cheio de livros, de cheiros e memórias. Sempre é tempo de incentivar a leitura, em qualquer idade”, considera.

História e serviços – A Biblioteca Municipal Professor Bernardo Guimarães, do Centro, comporta um acervo de 75 mil exemplares. O local é procurado por cerca de 100 pessoas por dia para estudos e pesquisas. No local há também periódicos e computadores disponíveis para consultas na internet, gratuitamente. No saguão principal, há exposições de diversos temas. O prédio ainda abriga o Escritório de Direitos Autorais, que recebe e cadastra oficialmente obras de escritores de todo o Brasil.

A comunidade pode fazer o cadastro de leitor da Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães levando os seguintes documentos: uma foto 3×4, um comprovante de residência atualizado e um documento de identidade com foto. A criança deve estar acompanhada de um responsável.

Cada pessoa pode pedir empréstimo de até três livros e tem 10 dias para a devolução. Se houver atraso, haverá multa de R$ 1 por dia.

O horário de funcionamento da Biblioteca da Rua Alaor Prata, 317, no Centro, é de 8 às 18 horas de segunda à sexta e de 8 às 14 horas aos sábados. O telefone é (34) 3332 1900.

Há também o site para a consulta de obras, https://uberaba.phlnet.com.br/cgibin/wxis.exe?IsisScript=phl84.xis&cipar=phl84.cip&lang=por

As Bibliotecas de Bairro são: Biblioteca Pública Municipal do Cemea Boa Vista, que leva o nome do professor Antônio Bernardes. Já no Cemea Abadia, foi instalada a Biblioteca Pública Municipal Professor Antônio Carlos Marques. E também, há a Biblioteca Pública Municipal do CEU das Artes, no bairro Residencial 2000.

Fotos: André Santos/PMU

 

 

Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães

Rua Alaor Prata – 317 – Estados Unidos.

Programação – 08 de abril de 2019:

 07h30 – Abertura

 07h45 – Homenagem aos melhores leitores de 2018

 08h00 – Performance Poética – Professora José Maria Madureira

 08h30 – Encontro com escritor Tiago de Melo Andrade

 14h00 – Biblioteca Viva:

   Oficina de Criatividade

   Contação de Histórias

   Pintura Facial

   Bibliotur

   Sessão Cinema

De 09 a 12 de abril de 2019 as oficinas acontecerão no período matutino e vespertino.

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.

Obrigado, Caros Leitores!

Nós da família do Luiz Renato Rodrigues da Cunha vimos através deste canal “Em Todas” agradecer a todos que procuravam diariamente se informar e compartilhar as matérias divulgadas pelo nosso saudoso colunista.

Agradecemos também o carinho demonstrado sempre ao nosso blogueiro imortal.

Foram anos de fidelidade, respeito e interatividade!

Sabemos que ele exerceu com brilhantismo sua capacidade de informar com transparência e imparcialidade, transmitindo alegria e entretenimento a seus leitores.

Chegou a hora de dar um até breve e jamais um adeus, pois acreditamos que um dia estaremos novamente com nosso ente querido.