« Postagens Antigas
Escolha uma Página

O projeto foi aprovado por dez votos a um e três vereadores estavam ausentes no momento da votação

A Câmara Municipal de Uberaba (CMU) aprovou por dez votos a um, durante a quinta sessão ordinária, realizada nesta segunda-feira (17), o projeto de Lei Complementar 24/2018 que altera a estrutura organizacional do Centro de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (CODAU) e o adequa para a Lei Federal nº 11.445/2007.

Segundo o líder do prefeito na Câmara Rubério Santos (MDB) esse projeto é importante para adequar o CODAU à Lei de resíduos sólidos, que estabelece diretrizes para coleta de lixo, componentes de limpeza urbana, saneamento básico, esgotamento sanitário, drenagem, abastecimento de água, entre outros.

“Esse projeto é importante mesmo porque a Lei Federal já versa a respeito de que a empresa de saneamento cuide também do serviço de lixo na cidade. E na verdade não foi a Câmara que está passando isso para o CODAU, mas sim através de decreto do prefeito (Paulo Piau). O que nós fizemos aqui hoje foi a aprovação de alguns cargos que são necessários nesse trabalho na área do lixo”, explica Rubério.

Luis Guaritá Neto, presidente da autarquia, enalteceu a importância da criação da lei que diminuirá o número de funcionários da PMU e evitará que futuras administrações do estado deixem de efetuar os repasses financeiros. A readequação deve extinguir 13 cargos na Secretaria de Desenvolvimento e criar sete no CODAU para atender a nova demanda.

O presidente da CMU, Luiz Dutra (MDB), acredita que o Codau tem ganhado confiança do poder executivo através dos serviços que tem prestado. “O gestor público é que tem que saber onde ele acha melhor prover os trabalhos e os recursos e eu entendo de uma forma particular que o prefeito acertou. Uma vez que, esses serviços tem o perfil do CODAU que certamente vai dar uma resposta positiva à comunidade”, conclui.

Ainda durante a sessão foi aprovada mudança no nome da autarquia, mudando de Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba para, Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas CODAU.

Foto: Rodrigo Garcia

 

 

You have Successfully Subscribed!

Share This