Uberaba – Câmara aprova projeto de Jammal que assegura atendimento preferencial a doadores de sangue e medula óssea

Plenário do Legislativo Municipal aprovou em sessão realizada nesta segunda-feira Projeto de Lei, de iniciativa do vereador Marcos Jammal (MDB), que assegura atendimento preferencial para doadores de sangue e medula óssea em estabelecimentos comerciais, supermercados, bancos, eventos culturais, hipermercados, lotéricas.

O projeto de Lei foi aprovado por unanimidade.

Para Marcos Jammal, a proposta visa conscientizar a população sobre a doação e, consequentemente haja o aumento de doadores, a fim de se manter os estoques de sangue sempre com margem positiva de bolsas coletadas e nunca falte para quem precisa. “O processo é rápido e seguro para o doador e pode salvar milhares de vidas”, diz.

O vereador lembra que não há um substituto para o sangue e a disponibilidade é essencial em diversas situações nos hospitais, como cirurgias e tratamento de pessoas com doenças crônicas, como a anemia falciforme, a talassemia, e outras que, frequentemente, necessitam de transfusão sanguínea. “E a manutenção dos estoques de sangue em níveis seguros em todo o país depende da doação regular de sangue que ainda é feita por uma pequena parcela da população brasileira”, ressalta

Conforme justifica, O Projeto de Lei visa a beneficiar e estimular pessoas das mais variadas idades, independente do sexo, a serem doadoras regulares de sangue e de medula óssea, incentivando a população nesse ato voluntário e gratuito em prol da saúde de seu semelhante. “Com isso, esperamos aumentar o número de doadores regulares e, consequentemente, aumentar o estoque nos bancos de sangue e de medulas ósseas nos hospitais instalados no município” diz.

Pelo projeto, o doador regular será devidamente cadastrado com controle das datas de doação realizadas durante o ano, através de uma   CI (Carteira de Identificação) expedida por pelo hemocentro, permitindo que o doador se beneficie da preferência estipulada.

A partir da aprovação, o PL vai para sanção da prefeita Elisa Araújo.

Fotos: Rodrigo Garcia

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.

Obrigado, Caros Leitores!

Nós da família do Luiz Renato Rodrigues da Cunha vimos através deste canal “Em Todas” agradecer a todos que procuravam diariamente se informar e compartilhar as matérias divulgadas pelo nosso saudoso colunista.

Agradecemos também o carinho demonstrado sempre ao nosso blogueiro imortal.

Foram anos de fidelidade, respeito e interatividade!

Sabemos que ele exerceu com brilhantismo sua capacidade de informar com transparência e imparcialidade, transmitindo alegria e entretenimento a seus leitores.

Chegou a hora de dar um até breve e jamais um adeus, pois acreditamos que um dia estaremos novamente com nosso ente querido.