Uberaba – Centro de Inovação tem a missão de potencializar desenvolvimento econômico

Espaço está no mesmo patamar que os melhores hubs de inovação do Brasil

A Prefeitura de Uberaba, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec) e o Parque Tecnológico de Uberaba deram início a operação do Centro de Inovação de Uberaba. O espaço, localizado na Praça do Conhecimento, no Parque Tecnológico da Univerdecidade, foi inspirado nos melhores hubs de inovação do País. O projeto, assinado pelo arquiteto Marcondes Freitas, contará com 20 salas destinadas a empresas; salas para reuniões e átrio central com grande área de convivência para atividades e eventos de inovação em parceria com grandes empresas/industrias/agentes de fomento e Instituições de Pesquisa Científica e Tecnológica (ICTs), que permitirá a conexão do ecossistema de inovação, não somente local, mas regional, nacional e internacional.

O ambiente será propício para a criação de projetos inovadores e tecnológicos e, nasce com a missão de potencializar o crescimento econômico, disseminando o conhecimento e, agregando valor à produção e qualificação de mão de obra especializada por meio das instituições de ensino presentes no complexo.

“Este ambiente será o ponto de encontro do conhecimento. Aqui, sem dúvida, passa a ser a massa cinzenta de Uberaba – o cérebro. É aqui que os neurônios irão borbulhar! Uberaba está quebrando um paradigma. Passamos, agora, a viver um novo momento. Momento este de protagonizar a tecnologia, a ciência e a inovação. Uberaba sempre teve essa característica de inovação por meio da genética zebuína e a Cidade, desde então, vem se destacando a cada dia, mudando o seu perfil de pensamento, socioeconômico e cultural e, isso tudo terá um reflexo positivo no âmbito regional, nacional e, com toda a certeza, mundial”, destaca o prefeito Paulo Piau.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), José Renato Gomes, reforçou o ganho deste projeto para Uberaba, em destaque, a geração de emprego e renda para o cidadão uberabense.  “Tenho certeza que aqui será o local do conhecimento. Parabenizo e agradeço ao Prefeito Paulo Piau, que há 30 anos pensou nisso tudo há 30 anos, quando sugeriu a criação da Univerdecidade, criação deste espaço, aonde as universidades poderiam andar junto com as empresas e com o Governo, comunidade, interagindo e trocando informações e criando possibilidades de atendimentos as grandes demandas que a ciência e a tecnologia sempre precisam.

A gestora do Parque Tecnológico, professora Raquel Resende, destacou que o espaço será um gerador de oportunidade. “Temos capacidade de gerar startups de nível global. Já fizemos isso e continuaremos a fazer. O ambiente de conexão que aqui foi criado é único. Estamos bem ao meio de três das principais instituições de ensino superior do Brasil, e dois centros de pesquisa. Serão realizados eventos que despertarão e fomentarão grandes negócios em todos os segmentos. Esse espaço transformará toda uma região”, avaliou a gestora.

Durante seu pronunciamento, o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passálio de Avelar, destacou a importância do Centro de inovação. Segundo ele, o espaço fortalecerá ainda mais o desenvolvimento econômico da cidade e do Estado e ressaltou o sobre o Seed (Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development), que é um programa de aceleração de  startups para empreendedores do mundo, que querem desenvolver seus negócios  em Minas Gerais. “O Seed é a primeira aceleradora financiada apenas por recursos públicos no Brasil e potencializa a interação, as redes e a transferência de conhecimento e habilidades entre empreendedores apoiados e o ecossistema local. Uberaba tem muito potencial para lançar uma dessas startups. Tenho um compromisso com o Governador Romeu Zema em divulgar essas empresas inovadoras para todo o mundo. Dessa forma, as selecionadas poderão conquistar novos mercados. Espero que saia daqui, grandes exemplos que serão responsáveis pelo desenvolvimento econômico de Minas e do Pais”, declarou

Parceiros – A operação já conta com a instalação da unidade do SebraeLab e ainda, um dos cinco ParqueLabs (espaços de coworking públicos e gratuitos em parceria com a Financiadora Nacional de Estudos e Projetos – FINEP) presentes na Cidade. Bem como laboratório de Transformação digital em parceria com a Fapemig, além de miniauditório; espaço multiuso e lounge social com área verde no terraço e cafeteria.

Operação – O Parque Tecnológico iniciou sua operação em 2013 e atualmente possui em seu conselho gestor as entidades: PMU, UFTM, IFTM, Epamig, Embrapa, SEDE/MG. Em seu complexo, que possui aproximadamente 1000 ha, sedia três instituições de ensino superior (UFTM, Fazu e IFTM) e duas instituições de pesquisa (Epamig e Embrapa UMIPI/TEMAP). Ainda no complexo, conta com empresas, startups, ambientes de inovação e outras instituições, tais como: CDL Hall e CETA. Também é sede de três, dos cinco ParqueLabs.  Mediante a grandeza do projeto já em andamento, e devido à divisão de espaço do atual prédio com o Codese e Geopark, o início da operação foi à solução que também veio ao encontro da necessidade de espaço imediata do parque, que já tem recebido inúmeras demandas

Pomar Digital – A Praça do Conhecimento também abrigará o “Pomar Digital”. Uma parceria da Prefeitura de Uberaba, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub) e o Parque Tecnológico de Uberaba. O Pomar Digital será um local para curtir a natureza, com centenas de árvores frutíferas e, no futuro, mesas ao ar livre com sinal de wi-fi para que os usuários possam desfrutar do espaço para trabalhar, escrever, ler e se inspirar.

Manifestação de Interesse para adesão de salas no Centro de Inovação

Continua aberta a manifestação de interesse para utilização das salas no Centro de Inovação. O cadastramento é direcionado para startups e/ou empresas de base tecnológica e/ou intensivas em conhecimento.

Os dados informados serão utilizados para que seja identificada o perfil das interessadas, bem como seus objetivos. A próxima etapa é a publicação do chamamento para ocupação das salas. O link de acesso do formulário é: https://bit.ly/manif_interesse_salas

Após o seu pleno funcionamento, o espaço será um gerador de produtos e serviços inovadores voltados à sociedade, contribuindo diretamente com o desenvolvimento tecnológico de Uberaba e Região.

Fotos: André Santos

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.

Obrigado, Caros Leitores!

Nós da família do Luiz Renato Rodrigues da Cunha vimos através deste canal “Em Todas” agradecer a todos que procuravam diariamente se informar e compartilhar as matérias divulgadas pelo nosso saudoso colunista.

Agradecemos também o carinho demonstrado sempre ao nosso blogueiro imortal.

Foram anos de fidelidade, respeito e interatividade!

Sabemos que ele exerceu com brilhantismo sua capacidade de informar com transparência e imparcialidade, transmitindo alegria e entretenimento a seus leitores.

Chegou a hora de dar um até breve e jamais um adeus, pois acreditamos que um dia estaremos novamente com nosso ente querido.