Uberaba – CIM reforça conscientização sobre violência contra a mulher durante Agosto Lilás

O mês de agosto é dedicado às ações de prevenção e combate à violência doméstica e de ampla divulgação dos direitos femininos. É também o mês que a Lei Maria da Penha completa 14 anos desde sua aprovação. Com a Campanha do Agosto Lilás, as ações pelo fim da violência contra a mulher são potencializadas, como forma de convidar a sociedade à reflexão. Este ano, devido à pandemia de Covid-19, a programação será desenvolvida de forma on-line, segundo a gerente do Centro Integrado da Mulher (CIM), Juciara Moura Limírio.

“O Brasil ocupa o quinto lugar no mundo, no ranking de violência doméstica, então o debate deve permanecer sempre em pauta, reforçada o tempo todo, discutir todos os meses, mas reforçamos durante o Agosto Lilás, com foco na conscientização e divulgação dos serviços disponíveis em Uberaba”, relata Juciara. Segundo dados do CIM, foram 388 atendimentos entre março e julho deste ano, em que os atendimentos presenciais foram afetados pelo distanciamento social, havendo aumento nas procuras por telefone, tanto no tridígito 180, quanto no telefone da unidade. Ainda houve um aumento de quase 40% nas denúncias anônimas por telefone, diz Juciara. Ao todo, em 2020, foram 579 mulheres atendidas no Centro Integrado da Mulher.

O secretário de Desenvolvimento Social, Marco Túlio Cury, destaca a importância da denúncia na proteção da mulher. “A Campanha tem como principal objetivo sensibilizar, envolver e mobilizar o engajamento pelo fim da violência contra a mulher, que é uma preocupação da gestão do prefeito Paulo Piau, que acompanha essa política tão importante na proteção da mulher”, ressalta o secretário.

O CIM é ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Uberaba e oferece apoio às mulheres vítimas de violência, com acolhimento, atendimento psicológico, social e jurídico, prestando serviços de orientação, informação e inserção da mulher no mercado de trabalho, atuando em conjunto e parceria com a Delegacia da Mulher.  

Nesta terça-feira, a convite da Secretaria de Educação a equipe do CIM- Centro Integrado da Mulher da Secretaria de Desenvolvimento Social participou do debate Violência contra a Mulher durante a pandemia. Novas transmissões durante o mês serão divulgadas nas redes sociais da Prefeitura de Uberaba.

Serviços. Além do disque 180 e 190, Uberaba conta com uma ferramenta no aplicativo do PROCON Uberaba, criada para denúncias sobre violência contra a mulher, com o Centro Integrado da Mulher tendo acesso integral ao sistema. O CIM funciona de segunda à sexta, das 08 às 18 horas, na rua Luiz Próspero, 242 – Parque das Américas. A pessoa pode entrar em contato através do número (34) 3312-9161.

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Uberaba

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.