Uberaba – Codau aciona mais um motor na transposição do rio Claro

A Codau acionou na manhã desta quinta-feira (17) o terceiro motor do sistema de transposição do rio Claro para ajudar no abastecimento de água na cidade.

Agora os dois motores elétricos, que entraram em operação pela primeira vez este ano, estão em carga total e juntos já bombeavam 400 l/s de água. E a partir desta quinta-feira, a equipe de engenharia decidiu captar mais água e acionou um terceiro motor, desta vez lançando mão do sistema que é movido à óleo diesel. A operação dos dois sistemas, com adutoras independentes, permitirá bombear cerca de 520 litros/segundo de água para o rio Uberaba.

“Mas essas duas adutoras lançam a água do rio Claro no mesmo manancial, o córrego Saudade, que liga as duas bacias, a do rio Claro e a do rio Uberaba. Pra nós é uma alternativa necessária neste momento de intensa seca e sem perspectivas de chuvas a curto prazo”, explicou Luiz Guaritá Neto, presidente da Codau.

A Companhia colocou em atividade este ano uma barragem de nível no rio Claro, para facilitar a transposição. O sistema também incluiu a construção de novas adutoras e instalação de dois motores elétricos que fazem a captação e adução da água, facilitando assim a operação da transposição de bacia hidrográfica.

O presidente da Companhia alerta para o momento de necessidade de economia de água e ressalta que a Codau continuará a levar água para toda a cidade. “Quando for preciso, iremos fechar centros de reservação para recuperação de nível. O nível alto desses reservatórios, com capacidade máxima, é o que garante equilíbrio de pressão na rede de distribuição. Assim todos recebem água e não somente uma parte dos bairros da área de influência de cada Centro de Reservação”.

DICAS – A população também pode ajudar com atitudes em casa. Valem as seguintes dicas nesta fase de seca para reaproveitar o uso da água.

Acumule as roupas sujas e use a capacidade máxima da máquina de lavar evitando assim o uso várias vezes durante a semana;

A água do último enxágue do tanque ou da máquina pode servir para ensaboar tapetes, sapatos e outras peças;

A água do tanque ou da máquina serve para lavar pisos da casa. Evite lavar carros, calçadas e quintais. As calçadas devem ser limpas apenas com uso da vassoura.

Fotos: Ascom/Codau

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.

Obrigado, Caros Leitores!

Nós da família do Luiz Renato Rodrigues da Cunha vimos através deste canal “Em Todas” agradecer a todos que procuravam diariamente se informar e compartilhar as matérias divulgadas pelo nosso saudoso colunista.

Agradecemos também o carinho demonstrado sempre ao nosso blogueiro imortal.

Foram anos de fidelidade, respeito e interatividade!

Sabemos que ele exerceu com brilhantismo sua capacidade de informar com transparência e imparcialidade, transmitindo alegria e entretenimento a seus leitores.

Chegou a hora de dar um até breve e jamais um adeus, pois acreditamos que um dia estaremos novamente com nosso ente querido.