Uberaba – Codau amplia frota de triciclos para manutenção das lixeiras de ruas

Agora são quatro veículos, que vão percorrer toda a cidade para agilizar a limpeza urbana

A partir desta segunda-feira (06), mais três triciclos da Codau entraram em circulação para a manutenção das lixeiras da cidade. Agora, a frota é composta por quatro veículos que vão percorrer as 525 lixeiras instaladas, entre novas e reformadas pela Companhia nas ruas de Uberaba. Na semana passada, os motoristas passaram por treinamento para execução do serviço.

“Nós iniciamos este trabalho em dezembro do ano passado, como um projeto piloto, usando apenas um triciclo, que ficou circulando e recolhendo os resíduos pelas lixeiras da área central da cidade. E o resultado se mostrou muito eficiente nesta proposta da Codau de manter as ruas e praças mais limpas. O triciclo é mais ágil para esta manutenção rotineira. Por isso, a Companhia fez a aquisição de mais veículos para ampliar o serviço”, explica o presidente da Companhia, Luiz Guaritá Neto. Ele observa ainda que o lixo comum doméstico deve ser disposto na calçada para o caminhão recolher nos dias já estipulados para cada bairro.

Os triciclos que agora fazem parte da frota da autarquia possuem um compartimento tipo caçamba basculante, onde é armazenado o lixo recolhido das lixeiras de ruas. O próprio condutor do veículo faz a reposição de um novo saco de lixo. E quando a caçamba está cheia, o motorista vai até o container da Codau mais próximo para esvaziar o compartimento.

Hoje, a Codau conta com 20 containers para a destinação de lixo comum em sete praças de Uberaba. E já adquiriu outros 50 containers que serão instalados ainda no mês de abril em outras praças e pontos estratégicos de maior fluxo de pessoas.

A Codau salienta que a população também pode utilizar os containers para a colocação de lixo doméstico comum, mas alerta que deve ser inserido no interior do equipamento e não ao lado no chão. Mesmo com a coleta dentro da programação, caso ocorra anormalidades como excesso de lixo ou colocação fora do recipiente, o cidadão pode colaborar com a limpeza do espaço, comunicando via Fale Codau – 115 e solicitando a manutenção antecipada.

A manutenção com os triciclos acontecerá diariamente com as equipes divididas em dois turnos, das 7h às 13h e das 13h às 19h.

Foto: Secom/Codau

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.

Obrigado, Caros Leitores!

Nós da família do Luiz Renato Rodrigues da Cunha vimos através deste canal “Em Todas” agradecer a todos que procuravam diariamente se informar e compartilhar as matérias divulgadas pelo nosso saudoso colunista.

Agradecemos também o carinho demonstrado sempre ao nosso blogueiro imortal.

Foram anos de fidelidade, respeito e interatividade!

Sabemos que ele exerceu com brilhantismo sua capacidade de informar com transparência e imparcialidade, transmitindo alegria e entretenimento a seus leitores.

Chegou a hora de dar um até breve e jamais um adeus, pois acreditamos que um dia estaremos novamente com nosso ente querido.