Uberaba – Codau lançará licitação para modernizar filtros das ETAS

Outras obras de engenharia também estão no escopo para automatizar processos na Estação de Tratamento de Água

A Codau finaliza nas próximas semanas os estudos e projetos básicos para a montagem do processo de licitação, cujo objeto é a reforma dos 16 filtros da Estação de Tratamento de Água, que encontram-se obsoletos e sucateados, necessitando de novos métodos construtivos e instalações.

A melhoria da eficiência dos filtros será feita através da troca das atuais placas metálicas perfuradas do leito filtrante, por bloco universal, fabricado em polietileno de alta densidade (PEAD).

A modernização dos filtros antigos deverá resultar em otimização da filtração (tratamento de água) prolongando a vida útil do sistema, uma vez que não sofre oxidação. Será equipado também com retrolavagem de limpeza por água e ar comprimido. A filtração é uma das etapas de tratamento de água de fundamental importância para a qualidade da água distribuída à população.

Além dos blocos (material suporte), a Codau também irá realizar a substituição dos materiais filtrantes – areia rolada e carvão antracito, em conformidade com a ABNT NBR (Norma Regulamentadora) 12.216.

Em paralelo, serão realizadas obras de engenharia para adequar a parte hidromecânica do barrilete, tubulação que interliga os filtros ao reservatório de água tratada (tanque de contato). Além disso, serão trocadas as comportas de entrada dos filtros e a sua operação passará a ser automatizada, extinguindo os atuais procedimentos manuais. Todas essas ações resultam em redução de perdas de água nos processos, uma das metas da nova gestão da autarquia.

“A proposta desta gestão é modernizar efetivamente todos os processos operacionais de nosso parque industrial. Na ETA não será diferente. Além do mais, a reforma dos filtros se faz necessária devido ao longo tempo de operação sem manutenção, ela é de extrema urgência, pois foram eles que provocaram a perda de areia e carvão para a rede de distribuição, afetando principalmente a região do bairro Mercês. Garantimos a solução para este problema com estas intervenções e o fim das improvisações”, finalizou o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho.

Fotos: Ascom/Codau

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.